Apoios de ex-prefeitos: Ângela com Pedrão; César Souza com Topázio e Gean com Dário

Até o próximo dia 5 de agosto é o prazo em que a Justiça Eleitoral definiu como o período em que os partidos políticos podem realizar suas convenções para escolha de seus candidatos a prefeito, vice e vereadores.

Em Florianópolis, três grandes candidaturas a prefeito já foram homologadas: do prefeito Topázio Neto (PSD), que vai à reeleição, do ex-senador Dário Berger (PSDB) e do ex-vereador Pedrão (PP). O curioso é que todos os três têm ex-prefeitos apoiando seus projetos.

O projeto de reeleição de Topázio é apoiado pelo ex-prefeito César Souza Júnior, que também é filiado ao PSD. Já Dário Berger recebe o apoio do ex-prefeito Gean Loureiro (União Brasil) e pra finalizar, Pedrão tem o suporte da correligionária progressista, ex-prefeita Ângela Amin. 

Nos bastidores ainda estão sendo ventiladas no mínimo outras quatro candidaturas a prefeito, todas de esquerda: do deputado estadual Marquito (PSOL); do ex-vereador Lela, pelo PT; Rogério Portanova, pelo Avante e Carlos Muller, pelo PSTU.

À medida que as convenções forem acontecendo, oficializando os nomes, estaremos divulgando se também terão ex-prefeitos os apoiando.

Topázio governa com o time do Cesinha

O prefeito Topázio Neto, que busca a reeleição, conta com o apoio do ex-prefeito Cesar Souza Júnior. Trata-se de um apoio meio que lógico e de fidelidade partidária, visto que ambos fazem parte do mesmo partido, o PSD.

Quem está com Topázio também é boa parte do secretariado do ex-prefeito. Quando Topázio assumiu a prefeitura, tratou de mudar o time do seu antecessor, Gean, por vários nomes que faziam parte do secretariado de Cesinha. São Nomes como Carlos Eduardo de Souza Neves, o Mamute (Secretário da Casa Civil), Ronaldo Brito Freire (Secretário de Administração), Zena Becker (Secretária de Turismo, Cultura e Esporte) e de Rafael Hahne (Secretário de Transportes e Infraestrutura).

O ex-prefeito César Souza atualmente é membro do Conselho de Administração da Celesc, numa indicação do governador Jorginho Mello (PL). Pouco se manifesta publicamente sobre política, mas recentemente, quando estourou a operação Presságio, chegou a gravar um vídeo público onde elogiou a forma “firme” como Topázio se manifestou e criticou seu rival Gean Loureiro.  

Topázio e Cesinha; mesmo time, mesmo DNA político, o PSD

Dário e Gean estão juntos novamente

Já o candidato Dário Berger (PSDB) recebeu às vésperas da convenção que lhe homologou como candidato a prefeito o apoio do ex-prefeito Gean Loureiro. O candidato agradeceu a decisão de Gean e sentiu que o movimento o fortaleceu. Ele entende que a volta da parceria, que mostrou resultados em seus dois mandatos como prefeito da Capital é de suma importância para vencer as eleições e para um governo de entregas para a Capital.

Já Gean justificou que saiu da base do atual prefeito Topázio por discordância do modelo de gestão. Ele explica que seu apoio a Dário é uma conseqüência desse processo de mudança de rota. Gean lembra que tem uma história política ao lado de Dário em governos exitosos na Capital. “Afastamos-nos em determinados momentos, mas não impediu que nossa relação continuasse”, comenta Gean. “Há que se reconhecer que o Dário foi um bom prefeito para Florianópolis e se analisarmos a gestão dele e a minha, elas têm muitas semelhanças no ponto de vista de entregas, da forma de atender a população…”, comentou Gean.

Ex-prefeitos Dário e Gean Loureiro juntos em mais um projeto eleitoral

Ângela na convenção de Pedrão

Pedrão com Ângela Amin durante a convenção no domingo (28)

O candidato Pedrão conta com o apoio da ex-prefeita Ângela Amin, que, inclusive compareceu à convenção do PP no final de semana passada. Ela falou da importância de construção de pontes entre o cidadão e a administração pública para as melhorias que Floripa precisa.  “A responsabilidade é grande e a energia tem que ser muito maior”, disse, olhando para Pedrão e ao final se colocou à disposição para a campanha. 

Pedrão, por sua vez, referendou a união partidária. “O Progressistas unificou o partido e volta às eleições em Florianópolis em grande estilo, com quase metade das candidaturas para a Câmara de Vereadores sendo mulheres, em homenagem à força e a competência da Dona Ângela, que foi a melhor prefeita de Florianópolis”, disse.

O post Apoios de ex-prefeitos: Ângela com Pedrão; César Souza com Topázio e Gean com Dário apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.