Princesinha do Batalhão: rotina de cadela da PM que participa de trabalhos sociais tem treinos físicos, natação e salão de beleza


Jade atua na Terapia Facilitada por Cães (TFC) ou cinoterapia na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Barbacena e tem vida do luxo para poder fazer a alegria das crianças. Rotina inclui treinos nos circuitos para as crianças repetirem os movimentos
PM/ Divulgação
Ao contrário de outros cães policiais que vivem uma rotina de acompanhar operações e fazer rastreamentos, a cadela Jade desempenha um papel diferenciado na Polícia Militar de Barbacena: ajuda crianças a desenvolverem habilidades físicas, cognitivas, comportamentais e emocionais.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
A Golden Retriever de 8 anos entrou para a família do 9° Batalhão em 2017, após uma doação de um canil e de uma pesquisa para definir qual a melhor raça para atuar na terapia assistida por cães, conhecida como cinoterapia.
A policial de quatro patas foi rapidamente adestrada e, duas vezes por semana, leva alegria e ensinamentos para a atendidos com síndrome de down, autismo e paralisia cerebral da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
Para desempenhar plenamente as atividades e estar em perfeitas condições para lidar com as crianças, a cadela, considerada a “Princesinha do Batalhão”, tem uma rotina diferenciada, incluindo luxos, como salão de beleza e natação.
Vida saudável
No quartel, a cachorrinha é praticamente um mascote dos militares e, durante alguns períodos do dia, fica junto com alguns deles nas funções administrativas.
Mas o que chama mesmo a atenção é o cuidado com a saúde e bem-estar da peluda, que inclui treinos físicos, natação e visita com frequência ao veterinário e ao pet shop.
Sombra e água fresca: cão farejador da PM se aposenta após quase 10 anos de atuação em Juiz de Fora
Cão farejador aposentado da PM acha ponta de cigarro de maconha durante passeio: ‘o cara não relaxa’, diz tutor em vídeo que viralizou
Segundo o sargento Vilsimar da Lapa Modesto do Carmo, considerado o pai da cadela, de todas as atividades, a natação é a preferida por ela: “É uma atividade mais completa, que não tem impacto, e que não corre risco de causar lesão”.
Auxílio a crianças e até mesmo policiais
Para o sargento Vilsimar, os treinos da cadela são necessários para que ela esteja aptar a participar de circuitos na Apae, junto com outras crianças: “A gente faz diversos circuitos que vai ajudar a criança que tem alguma ificuldade. A Jade é estímulo. A faz o estudo do circuito, a Jade faz primeiro e a criança depois faz a repetição”, detalhou.
Cadela ajuda crianças a desenvolverem habilidades físicas, cognitivas, comportamentais e emocionais
PM/ Divulgação
Segundo o militar, o carinho da “cãopanheira” também auxilia no comportamento dos próprios colegas da corporação:
“Ela é muito carinhosa. Ela passa nas sessões, sempre o pessoal dá um oi para ela, ela interage, a gente faz um carinho. Acaba que modifica o dia da pessoa, com o carinho que ela transmite”.
Ele não esconde a alegria em ter acolhido Jade: “Sinto muito honrado de ter sido encarregado da tarefa de cuidar da K9 Jade, pois traz uma satisfação pessoal e profissional. E o carinho que ela transmite é contagiante, alegra nosso dia e sou privilegiado em receber essa dose de carinho diariamente”.
Trabalho de cinoterapia
A cinoterapia, ou terapia facilitada por cães (TFC), é uma atividade que utiliza cães como facilitadores no processo terapêutico. O contato com o animal estimula as funções motoras, desenvolve a fala, melhora a socialização, confiança, autoestima e atenção dos pacientes, principalmente crianças.
É uma terapia que veio para somar aspectos positivos para profissionais de diversas áreas como psicólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais e até mesmo fisioterapeutas.
Cadela Jade chegou no batalhão em 2017
P,M/ Divulgação
Embora usada desde o século XVIII na Europa, chegou há aproximadamente 60 anos de maneira experimental no Brasil, como um complemento aos tratamentos tradicionais.
Em 2021, foi apresentado ao Congresso Nacional uma Proposta de Lei para regulamentar a atividade no país. É a PL 682/21, que ainda está tramitando.
Cadela da PM é utilizada em trabalhos sociais com crianças em Barbacena
*estagiária sob supervisão da editora Juliana Netto
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Zona da Mata
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
Adicionar aos favoritos o Link permanente.