Gripe teflon: conheça os sintomas e saiba o que fazer ao cozinhar

No ano passado, os centros de intoxicações dos Estados Unidos receberam mais de 265relatos de casos suspeitos de febre por vapores de polímero, ou “gripe teflon”. 

A condição é semelhante à gripe e associada a um revestimento químico encontrado em algumas panelas antiaderentes.

Embora a condição tenha sido chamada de “gripe teflon”, nome comercial de um revestimento antiaderente popular, as questões de saúde não são específicas de nenhum fabricante em particular.

Teflon e muitas outras panelas antiaderentes são feitas de politetrafluoretileno (PTFE), que pertence à classe maior de substâncias conhecidas como PFAS (substâncias perfluoroalquílicas e polifluoroalquílicas).

Gripe teflon é uma condição que causa sintomas quando a pessoa se expõe ao vapores de panelas antiaderentes

Créditos: brizmaker/DepositPhotos

Estudos descobriram que panelas antiaderentes feitas com PTFE são seguras para cozinhar quando usadas conforme as instruções.

Mas em temperaturas muito altas — quando uma panela antiaderente é exposta a temperaturas acima de 500 graus Fahrenheit — o revestimento pode começar a se degradar e queimar vapores potencialmente prejudiciais.

O que é a gripe teflon e quão comum ela é?

A gripe teflon ou febre por vapores de polímero é um conjunto de sintomas semelhantes aos da gripe associados à inalação de vapores de uma panela antiaderente superaquecida ou de qualquer produto que use PTFE.

Os centros regionais de controle de envenenamento registram casos suspeitos quando os consumidores os contatam. No entanto, a única maneira de se ter a confirmação de um caso é após a avaliação de um profissional de saúde.

Os sintomas incluem aperto no peito, tosse, dificuldade para respirar e dores de cabeça.

Que vapores saem das panelas antiaderentes?

Estudos descobriram que o revestimento de algumas panelas antiaderentes pode se degradar quando aquecido a temperaturas muito altas. Então, ele vai queimar e liberar uma mistura muito complexa de substâncias oxidadas. É por isso que não se recomenda aquecer sua panela de Teflon a uma temperatura alta.

Em um pequeno estudo, pesquisadores na Alemanha colocaram panelas antiaderentes vazias em um fogão quente por 30 minutos e mediram as emissões de diferentes PFAS no ar.

A panela que atingiu a temperatura mais alta — cerca de 698 graus Fahrenheit — teve as maiores emissões.

Especialistas dizem que panelas antiaderentes nunca devem ser pré-aquecidas, e métodos típicos de cozimento, em fogo médio a baixo, não resultarão em temperaturas tão altas.

Relatos de casos de febre de vapor de polímero envolveram pessoas que deixaram uma panela antiaderente aquecendo sem supervisão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.