
Existem várias inspirações em jogos de mundo aberto para quem for criar um novo jogo nesse estilo. O aclamado Ghost of Tsushima, por exemplo, foi a inspiração na criação de Star Wars Outlaws, segundo o diretor criativo Julian Gerighty.
Em entrevista ao Games Radar, depois da prévia jogada pelo site (e que também jogamos), o diretor criativo afirma que o jogo da Sucker Punch foi a principal influência, quando o jornalista do site diz que se lembrou de Red Dead Redemption com o novo Star Wars.
“É super interessante, porque minha maior referência foi Ghost of Tsushima, que está mais para o lado da inspiração de Kurosawa do que para o western, o lado da inspiração de John Ford para George Lucas”, conta Gerighty.

Star Wars Outlaws não terá atividades repetidas com frequência?
Ele então elogia Red Dead Redemption, afirmando que o sucesso da Rockstar “trata o mundo como mundo“, e depois solta uma frase que é até um pouco irônica, considerando que Star Wars Outlaws está sendo feito por um dos estúdios da Ubisoft: “não como um checklist de atividades que são repetidas com frequência“.
Esse é um dos elementos que fizeram com que jogos do estúdio francês passassem a ser criticados. A repetição de missões e atividades extras em um mundo grande e livre não têm mais agradado e atraído tanto os jogadores.
Mas acho que em Ghost of Tsushima, o que eu adorei nele foi a pureza de ter uma fantasia de jogador e realmente se apoiar nela. Esta é a história, o mundo, o personagem, tudo se encaixa com o gameplay que orienta tudo. Essa é a fantasia de ‘você é um ninja samurai no Japão’. Essa foi uma das luzes que guiaram o jogo.
Julian Gerighty

Não dá para negar que elementos como história, o mundo e o personagem se encaixando não seja algo visto em Red Dead Redemption, especialmente o segundo título, onde tudo isso casa perfeitamente. Você vê que Arthur Morgan tem uma história real naquele mundo vivo e vasto (RDR 2 é fantástico, jogue se ainda não teve a oportunidade).
Para tornar um mundo conectado com o personagem ainda mais, alguns elementos precisam ficar de fora, como as famosas tintas amarelas (ou outros tipos de sinalizações), que servem como marcações para o jogador se guiar e seguir. Isso poderá ser desabilitado no novo jogo da Ubisoft.
Star Wars Outlaws chega em 30 de agosto para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.
Fonte: Games Radar