Colégio Pedro II e UFRRJ definem data de retorno das aulas após greve; professores de UFF, Unirio e UFRJ fazem reuniões


No Colégio Pedro II, assembleia decidiu pelo retorno às aulas na próxima segunda (1º). Volta às aulas na UFRRJ acontece nesta quarta (26). Técnicos e professores do Colégio Pedro II decidem pelo retorno às aulas
Algumas instituições de ensino federais do Rio de Janeiro já marcaram a volta às aulas ou realizam reuniões para o retorno às atividades acadêmicas. No domingo (23), os professores decidiram encerrar a greve nacional dos docentes, iniciada em abril em todo o país.
A decisão foi tomada após a conclusão de assembleias estaduais, que reuniram maioria de votos a favor da proposta de reajuste enviada pelo governo federal.
Segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), o comando nacional da greve decidiu encerrar as após a entidade assinar um acordo junto ao Ministério da Gestão e Inovação a fim de definir detalhes da proposta.
Colégio Pedro II
Colégio Pedro II no Humaitá, na Zona Sul do Rio de Janeiro
Reprodução/ TV Globo
No Colégio Pedro II, uma assembleia realizada na tarde de terça-feira (25) no campus da Tijuca, na Zona Norte do Rio, decidiu pelo retorno às aulas na próxima segunda, dia 1º de julho. O retorno ainda depende da assinatura de um acordo com o governo federal, que deve acontecer na tarde de quinta (27).
A greve de servidores técnico-administrativos e dos professores começou no dia 3 de abril e estava prestes a completar 3 meses. Os estudantes do colégio concluíram o ano letivo de 2023 em março deste ano e ainda não iniciaram o de 2024.
UFRRJ
Universidades federais fazem reuniões para decidir retorno da greve no RJ
A volta às aulas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Seropédica, na Baixada Fluminense, acontece nesta quarta (26). A decisão pelo retorno aconteceu após uma reunião na segunda (24).
Em um comunicado, a instituição destacou que determinou uma flexibilização na cobrança de presença até o dia 8 de julho. A UFRRJ também orientou os professores pela não aplicação de avaliações até a data.
UFF
Na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, na Região Metropolitana, os docentes se reúnem nesta quarta para decidir se aceitam as propostas do governo federal. Os profissionais também vão analisar um novo calendário acadêmico.
No entanto, há uma indicação de que as aulas retornem na segunda.
Docentes de universidades federais do Rio participam de reuniões para avaliar fim da greve
Reprodução/ TV Globo
Unirio
Os docentes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) se reunirão na quinta (27).
Há uma indicação de que as aulas voltem na quarta-feira da semana que vem, dia 3 de julho.
UFRJ
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação da UFRJ (Sintufrj), os professores participam de uma assembleia na manhã desta quarta para avaliar a proposta do governo e definir pautas internas.
Siga o canal do g1 Rio no WhatsApp e receba as notícias do Grande Rio direto no seu celular.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.