Juliana Hoffmann ocupa o Casarão da Fundação Cultural BADESC

Com curadoria de Raul Antelo, que tem uma pesquisa de longa data sobre o tema Ruínas – inclusive com livros publicados sobre o assunto, e de Rosângela Cherem e de Bianca Tomaselli -, a artista Juliana Hoffmann apresenta nesta quinta-feira (27), às 19h, a exposição “Exaptações, a obra de Juliana Hoffmann”, na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis.

A mostra é inédita e a entrada é gratuita. Saiba mais aqui.

Exposição “Exaptações, a obra de Juliana Hoffmann” traz trabalhos da artista Juliana Hoffman, a partir de quinta-feira (27), na Fundação Cultural Badesc – Foto: Divulgação

“Exaptações”, de acordo com a artista Juliana Hoffmann, tem como referência um tipo de adaptação que não evoluiu por pressão seletiva, mas pela capacidade de assumir nova função. E na mostra, serão apresentadas mais de 40 obras da artista nascida em Concórdia/SC, em três espaços internos do Casarão.

São livros e madeiras ‘danificadas’ por insetos, cupins e traças. Bem como impressões com imagens de paredes trabalhadas pela umidade e mofo e placas com vestígios dos recortes feitos por máquinas sobre madeiras e MDF, os quais, segundo Juliana, se constituem como um tipo de ruína contemporânea.

Obra da exposição “Exaptações, a obra de Juliana Hoffmann” – Foto: Divulgação

Conversações com Juliana Hoffmann

Já o Jardim da Fundação vai receber 13 obras, com materiais diversos como cerâmica, arame, plantas, madeira, ninhos, galhos e metal, das artistas convidadas Clara Fernandes, Ilca Barcellos, Jea Voss, Laís Krücken, Lena Peixer, Meg Roussenq, Rosana Bortolin, Sara Ramos e Yara Guasque. São trabalhos prontos e novos que fazem conversações com as obras da artista catarinense.

Os trabalhos da área externa foram selecionados pelos curadores Eduarda Andrade, Estela Camillo, Gustavo Scheidt, Rainara Sofia, Ligia Czesnat e Victória Beatriz.

A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis, e a exposição “Exaptações, a obra de Juliana Hoffmann” poderá ser visitada até 14 de agosto de 2024, de segunda a sexta, das 13h às 19h. A entrada é gratuita.

A artista visual Juliana Hoffmann – Foto: foto. Rosane Lima/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.