Família faz campanha para custear traslado de corpo de brasileiro que morreu em Portugal


Nascido em Presidente Prudente (SP), Rafael Silva Souza, de 26 anos, morava havia 11 meses na cidade portuguesa de Marco de Canaveses, onde trabalhava na construção civil. Rafael Silva Souza nasceu em Presidente Prudente (SP) e morreu em Portugal
Cedida
A família de Rafael Silva Souza, brasileiro nascido em Presidente Prudente (SP), está promovendo uma campanha na internet para trazer ao Brasil o corpo do jovem, de 26 anos, que morreu em Portugal no dia 21 de junho.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Segundo a prima de Rafael, Caroline Rigonato, ele estava na cidade de Marco de Canaveses havia 11 meses, onde morava com um amigo.
Rafael nasceu em Presidente Prudente, mas morou em Álvares Machado (SP), no Parque dos Pinheiros. Após ficar desempregado, ele decidiu deixar o Oeste Paulista para ir até Portugal em busca de um trabalho.
O jovem conseguiu uma ocupação na área da construção civil no norte do país europeu, onde passou a morar com um amigo que conheceu no local.
Após a morte de Rafael, a família entrou em contato com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil para tentar trazer o corpo para sua cidade natal.
“Entramos em contato com o Itamaraty, foi aberto um chamado no Consulado do Porto, que informou: ‘Nestes casos, a família deve entrar em contato com as autoridades, pois a lei de proteção de dados da UE [União Europeia] veda expressamente que as autoridades policiais, hospitalares, religiosas, governamentais, etc., forneçam informações pessoais a qualquer pessoa que não seja membro da família do envolvido’”, disse Caroline.
Ainda segundo a prima, a causa da morte de Rafael teria sido suicídio.
Desta forma, os familiares decidiram criar uma vaquinha para arrecadar R$ 35 mil, valor total para custear o traslado do corpo de Portugal ao Brasil. Até o momento, foram arrecadados R$ 7,7 mil.
Com a vinda do corpo, Rafael deve ser sepultado no Cemitério Municipal Campal Parque da Paz, no Residencial Anita Tiezzi, em Presidente Prudente.
Rafael Silva Souza morreu em Portugal no dia 21 de junho
Cedida
Gentil, ambicioso e atencioso
Os familiares descrevem Rafael como um jovem ambicioso, gentil, vaidoso e inteligente.
“O que sentimos hoje é apenas um reflexo do amor profundo que temos pelo Rafael. Acredito que seu sorriso, seus abraços, principalmente, seu cheiro nunca serão esquecidos. Ele era gentil, vaidoso, ambicioso, atencioso, inteligente, esforçado, brincalhão e extremamente carinhoso. Poderia ficar aqui só falando as qualidades”, disse Caroline.
Ela ainda contou que os esforços para trazer o corpo representam uma maneira de demonstrar o quanto ele foi amado por todos.
“É difícil encontrar palavras que capturem plenamente o impacto que a perda do Rafael teve em nossas vidas. Cada um de nós certamente tem uma história para contar ou um momento que ficará guardado pra sempre em nossos corações […]. O que importa é que, de alguma forma, ele saiba o quanto foi amado”, enfatizou ao g1.
Como ajudar?
Segundo a prima, qualquer valor e oração são bem-vindos. A arrecadação está sendo realizada através da chave Pix: dfd52359-5984-42a7-9b6b-3ac46ce6de01.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.