Colágeno natural: médico revela ‘receita’ infalível para pele mais dura

O médico Christian Aguiar, especialista em Medicina Funcional e Integrativa, abordou o tema da produção e qualidade do colágeno no corpo humano em um vídeo para o seu canal do YouTube, fornecendo orientações práticas para otimizar a produção de colágeno naturalmente.

Médico explica formas de produzir colágeno naturalmente – Foto: Freepik/ND

“Não basta ter quantidade [de colágeno] sem qualidade. Uma pessoa pode ter colágeno, mas ele pode ser rígido demais, frágil demais ou de baixa qualidade”, explica.

O que é colágeno?

De acordo com Aguiar, o colágeno é uma proteína composta principalmente por três aminoácidos não essenciais:

  • glicina;
  • prolina; e
  • hidroxiprolina.

“O colágeno é fundamental para a estrutura do corpo, atuando em diferentes tecidos como pele, cartilagens, ossos, vasos sanguíneos, vísceras, ligamentos e tendões”, sintetizou.

Ele afirma, ainda, que a principal proteína do corpo humano é o colágeno. Na pele, 90% é colágeno, e ela representa cerca de 10% do peso corporal, o que prova a quantidade volumosa de colágeno que o corpo humano carrega.

Como aumentar o colágeno naturalmente

Partes próximas aos ossos são ótimas fontes para a produção de colágeno natural pelo corpo – Foto: Freepik/ND

Aguiar recomendou uma dieta equilibrada, rica em proteínas vegetais e cortes de carne com alto teor de colágeno, como a pele e partes próximas aos ossos.

“Proteínas vegetais são ideais pois tendem a ter menos metionina, e cortes de carne gordurosa, como costelas e frango com pele, fornecem mais glicina e colágeno do que carnes magras como o filé mignon,” orientou.

Ele aconselha, ainda, que “consumindo a pele e a carne próxima aos ossos, você aumenta o consumo de colágeno e glicina, mantendo uma boa ingestão alimentar dos aminoácidos do colágeno”.

Além dos aminoácidos, o médico destacou a importância dos cofatores na produção de colágeno, como o silício orgânico, presente em vegetais e suplementos, e a lisina, encontrada em proteínas alimentares.

Polifenóis antioxidantes, essenciais no combate ao envelhecimento, são encontrados no chá verde, açaí, Aloe Vera, picnogenol e amoras, e também são benéficos.

Estilo de vida

Exercícios também são grandes aliados na produção de colágeno natural – Foto: Eugene Barmin/ND

Aguiar enfatizou a influência do estilo de vida na produção de colágeno, incluindo a importância do exercício físico, higiene do sono e controle do estresse.

“Outros fatores que aumentam a produção de colágeno incluem a carga mecânica: ao se exercitar, você aumenta a produção de colágeno nos músculos, articulações, ligamentos e até no sistema cardiovascular”, explica o especialista.

Ele finaliza afirmando que “a higiene do sono é fundamental, pois regula o cortisol, diminuindo a perda de colágeno. O controle da mente e dos níveis de estresse é essencial para a manutenção e construção de colágeno”.

Confira o vídeo completo:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.