Da engenharia para referência em fotos esportivas: empresário conta origem da Foco Radical

Tão importante quanto vivenciar um momento único de superação e conquista é eternizar este momento para sempre. As fotografias fazem parte da história recente do mundo e, também, das nossas histórias. Recordar é viver, inspirar e até mesmo se automotivar. Para quem pratica algum esporte, essa filosofia faz muito mais do que sentido.

Tatiane Gomes Marcos, de Morro da Fumaça, venceu os 25km da prova de corrida - Foto: Christian Mendes/Foco Radical/Divulgação/ND

Tatiane Gomes Marcos, de Morro da Fumaça, venceu os 25km da prova de corrida – Foto: Christian Mendes/Foco Radical/Divulgação/ND

Atletas estão sempre em busca de motivação, superação e força para vencer os mais diversos obstáculos, e a realização da conquista, seja ela qual for, é o que fica marcado na história.

Neste contexto, temos os conquistadores e os responsáveis por registrar estas conquistas, e registrando estes momentos únicos para os atletas, a plataforma ‘manezinha’ Foco Radical trabalha há quase 20 anos em Florianópolis, juntando fotógrafos e atletas em prol de um único sentimento, a emoção.

No 7° episódio do podcast Vá Para a Corrida, o apresentador Henrique Zanotto recebeu Christian Schmidt e Juliane Santos, representantes do Foco Radical, plataforma inovadora que faz fotografias esportivas, inscrições para provas e aquece o ramo de fotógrafos no Brasil afora.

Juliane Santos e Christian Schmidt, representantes do Foco Radical no podcast Vá Para a Corrida

Juliane Santos e Christian Schmidt, representantes do Foco Radical no podcast Vá Para a Corrida – Foto: Iago Carvalho

Atualmente, o Foco conta com mais de 4 mil fotógrafos cadastrados na plataforma, que tem em seu site mais de 60 milhões de fotografias de atletas do país inteiro.

“Trouxemos uma expectativa muito boa para o cenário dos fotógrafos, asseguramos hoje que fotógrafos consigam se manter na profissão, coisa que antigamente era muito discutida entre os iniciantes”, disse Christian.

Para quem se interessa em participar do time de fotógrafos ou de se associar na empresa, as portas seguem abertas. “Trabalhamos para ter cada vez mais fotógrafos no Brasil, hoje atuamos muito mais ativos e temos trabalhado para aumentar o número de parceiros e de  eventos também.”, disse Juliane.

O Foco Radical

“Tudo começou em 2005, na época eu era engenheiro e consegui uma inscrição com os amigos da empresa para uma corrida, a famosa Volta à Ilha. Como tinha acabado de comprar uma câmera fotográfica, fui de fotógrafo para os amigos”, disse Christian.

Desde lá, a ideia ficou na cabeça de Christian, que em alguns meses depois viu a oportunidade de repetir aquela sensação de trabalhar com esporte.

“Estava fazendo um trabalho com uns amigos e não sei como surgiu um flyer de uma corrida de triathlon na nossa mão, ninguém ali trabalhava com esporte mas tivemos a ideia de fotografar os atletas e depois vender para eles, vendemos umas 15 ou 20 fotos”, disse Chris.

No início, as imagens eram escolhidas em um notebook e gravadas em CD para os atletas. Logo em seguida, Christian criou um site para facilitar a venda e armazenamento das fotos, e assim nasceu o Foco Radical.

“O desafio inicial era fazer com que o fotógrafo vendesse as fotos para os atletas, daí construímos um sistema com que o fotógrafo cobre o evento, sobe as fotos no site e o atleta compra por lá, fazemos uma espécie de intermediação”, explicou Christian.

Com o passar dos anos, o sucesso da plataforma foi tanto que fez com que Christian largasse a carreira de engenheiro para dar prioridade total ao Foco Radical, e hoje opera como CEO na empresa.

Inovação no meio das fotos esportivas

A plataforma se estabeleceu como uma das principais intermediárias entre fotógrafos, atletas e organizadores de eventos esportivos na América do Sul. Seu sistema ajuda com que os fotógrafos subam as fotos com facilidade e que os atletas comprem da mesma maneira.

A tecnologia foi o diferencial do Foco Radical desde o começo. Entrando no e-commerce logo em seu início no Brasil, a empresa ainda se estabeleceu como uma das pioneiras no uso de reconhecimento facial para os atletas encontrarem suas fotos logo após o fim do evento.

“Desde quando entrei, em 2019, a empresa já vinha com esse processo de estruturação e começamos pela parte de rapidez em subir as fotos, pois o atleta já termina a prova querendo compartilhar suas fotos e marcas, então tudo isso é pensado”, disse Juliane

Um marco importante foi atingido em 2023: o Foco foi a primeira plataforma a utilizar a estratégia de reconhecimento facial para encontrar vídeos dos atletas.

“De 2019 para cá, a tecnologia ditou o ritmo. Antigamente tinha vários processos para o atleta encontrar a foto, hoje em dia com o uso de IA e de reconhecimento facial ficou tudo mais fácil, tanto para o atleta quanto para o fotógrafo”, finalizou Juliane.

Confira o podcast ‘Vá para a Corrida’

Nesta segunda temporada do podcast serão abordados temas como corridas de rua, saúde física e mental e organização pessoal e bem-estar, buscando sempre incentivar os cuidados com o corpo e com a mente. Henrique Zanotto receberá diversos convidados quinzenalmente, e você poderá conferir no Spotify e ND Play.

A produção do podcast Vá Para a Corrida é realizada pelo Núcleo de Projetos Multimídia do Grupo ND, que trabalha com inovação e criação de novos produtos em jornalismo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.