Maduro no poder: atual presidente da Venezuela é reeleito até 2030; ‘resultado irreversível’

O CNE (Conselho Nacional Eleitoral) proclamou a vitória do presidente Nicolás Maduro nas eleições venezuelanas na tarde desta segunda-feira (29). Com 51,25% dos votos, Maduro foi reeleito pela segunda vez e declarou o resultado como ‘irreversível’. O novo mandato vai até 2030.

Nicolás Maduro é reeleito pela segunda vez

Nicolás Maduro é reeleito pela segunda vez na Venezuela – Foto: José Cruz/Agência Brasil/Divulgação/ND

Em discurso no CNE, o presidente reeleito exaltou a vitória conquistada. “Foi uma jornada histórica, vencer o fascismo com a força do povo. Assumo o mandato do povo para levar o país à paz e à união nacional.”

O presidente do Conselho, Elvis Amoroso, afirmou que o resultado representa a vontade do povo. “Os venezuelanos expressaram sua vontade absoluta ao eleger Nicolás Maduro como presidente da República Bolivariana da Venezuela”.

Oposição contesta resultado

A líder da oposição e braço direito do candidato Edmundo González, María Corina Machado, se pronunciou após a divulgação dos resultados que deram a vitória a Maduro. Segundo ela, os dados divulgados são “impossíveis diante dos dados que estamos recebendo”.

María Corina Machado contestou o resultado das eleições que reelegeram Maduro

María Corina Machado contestou o resultado das eleições – Foto: Federico Parra/AFP

“Hoje queremos dizer a todos os venezuelanos e ao mundo inteiro que a Venezuela tem um novo presidente eleito e é Edmundo Gonzalez Urrutia”, afirmou a opositora sob aplausos de apoiadores. “Já ganhamos e todo mundo já sabe. (…) Ganhamos em todos os cantos do país, em todas as cidades do país, em todos os Estados do país”, afirmou María.

Maduro e o poder na Venezuela

Nicolás Maduro era vice-presidente de Hugo Chávez, reeleito em 2012. Quando eleito, Chávez já tratava um câncer, o que fez o vice assumir a presidência do país. Chávez faleceu em 2013, quando foram convocadas novas eleições e Maduro foi eleito.

Novo mandato vai até o final de 2030

Novo mandato vai até o final de 2030 – Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil/Divulgação/ND

O presidente foi reeleito em 2018 e, agora, reeleito mais uma vez em 2024. Caso termine o mandato, terá ficado no poder por 17 anos, mais do que o seu antecessor Hugo Chávez, que governou por 14 anos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.