AMD Fluid Motion Frames 2 chega com menor latência e maior qualidade gráfica

O gerador de quadro da AMD, Fluid Motion Frames (AFMF), chegou agora em sua segunda versão, trazendo novidades como melhorias via IA, menor latência, performance maior, além de outros ajustes em relação a primeira versão. O AFMF 2 está disponível em um driver de preview para as GPUs RDNA 2 e RDNA 3.

O maior destaque está nas otimizações via IA. Com o AMD Fluid Motion Frames 2, será possível escolher dois modos diferentes. O primeiro deles é o “Search Mode”, que entende a hora certa de ativar o AFMF 2 melhorando o “fallback”, ou seja, desabilitando automaticamente em cenas de muito movimento, melhorando a experiência em geral.

Em resoluções acima de 1440p, esse recurso escolhe o modo “alto”, melhorando a suavidade da imagem. O padrão é o recomendado para 1080p. Comparado com a primeira versão da tecnologia, independente do modo do AFMF 2, a qualidade de imagem já é melhor.

Já o modo performance, como o nome diz, eleva a taxa de quadros e funciona muito bem em gráficos integrados Radeon com as APUs Ryzen, segundo a AMD.

AMD Fluid Motion Frames 2 promete latências menores

Um dos problemas da geração de quadro, independente de estamos falando da AMD ou NVIDIA, é a latência que sobe. Ambos já contavam com soluções para isso, mas agora com o AMD Fluid Motion Frames 2 essa questão está ainda melhor, mesmo ativando via driver com o HYPR-RX.

Em testes no Cyberpunk 2077 em 4K, tudo no máximo, com uma Radeon RX 7900 XTX, a AMD diz que a latência agora é 28% menor ao usar a tecnologia Anti-Lag e o AFMF 2. Com a Radeon 780M de um Ryzen 7 8700G, rodando CS2 em 1080p, a latência foi 12% menor.

A nova versão da tecnologia da AMD agora suporta jogo em tela cheia sem borda. E falando em expansão de suporte, o Fluid Motion Frames 2 também funciona com jogos em Vulkan e OpenGL.

Destaques do AMD Fluid Motion Frames 2 (AFMF 2)

Menor latência e melhor desempenho

  • O AFMF 2 aprimora os jogos em ritmo acelerado, reduzindo significativamente a latência da geração de quadros e o dimensionamento do desempenho por meio de novos modos.

Otimização de movimentos rápidos

  • Desfrute de uma jogabilidade mais suave e FPS mais alto com a consistência aprimorada da geração de quadros durante movimentos rápidos.

Suporte aprimorado para tela cheia sem bordas

  • O suporte ampliado ao modo de exibição para produtos gráficos da série RDNA 3 garante a compatibilidade com praticamente todos os jogos de tela cheia sem bordas.

Suporte ampliado à API

  • Habilite o AFMF 2 para qualquer título OpenGL, Vulkan, Direct® 11 e 12.

Suporte ao Radeon Chill Interop

  • O AFMF 2 agora suporta o Radeon Chill, oferecendo uma opção de limitação de FPS de baixa latência.

Lembrando que é possível ativar o AMD Fluid Motion Frames 2 em jogo via driver, mas, por enquanto, somente pelo driver preview.

Fonte: AMD

Adicionar aos favoritos o Link permanente.