Conheça novas variedades de mandioca para a safra 2024/2025 em SC

Novas variedades de mandioca foram lançadas pela Epagri em parceria com duas cooperativas do Sul de Santa Catarina. As espécies já está disponíveis para o plantio na safra 2024/2025.

As novidades foram repassadas para cooperativas do Sul. - Epagri/Reprodução/ND

1
3

As novidades foram repassadas para cooperativas do Sul. – Epagri/Reprodução/ND

Os dois cultivares de mandioca lançados pela Epagri são o SCS 256 Cigana e o SCS 257 Petuna, os quais já estão disponíveis para os agricultores catarinenses no plantio na próxima safra. - Epagri/Reprodução/ND

2
3

Os dois cultivares de mandioca lançados pela Epagri são o SCS 256 Cigana e o SCS 257 Petuna, os quais já estão disponíveis para os agricultores catarinenses no plantio na próxima safra. – Epagri/Reprodução/ND

A Epagri divulgou novas variedades de mandioca para a safra 2024/25 em Santa Catarina. - Epagri/Reprodução/ND

3
3

A Epagri divulgou novas variedades de mandioca para a safra 2024/25 em Santa Catarina. – Epagri/Reprodução/ND

Os dois cultivares de mandioca lançados pela Epagri são o SCS 256 Cigana e o SCS 257 Petuna, os quais já estão disponíveis para os agricultores catarinenses no plantio na próxima safra.

As manivas foram repassadas a Producooper (Cooperativa Mista dos Agricultores e Pescadores Familiares de Jaguaruna e Região), com sede em Jaguaruna, e a Coopersertão (Cooperativa dos Agricultores Familiares e Artesanato de São João do Sul e Região).

Essas variedades foram desenvolvidos na Estação Experimental da Epagri em Urussanga e no Campo Experimental de Jaguaruna, por meio de projeto liderado pelo pesquisador Alexsander Luís Moreto.

Ambas as cultivares podem ser utilizadas no processamento industrial, onde se transformam em farinhas, polvilho, fécula, tapioca e outros derivados de excelente qualidade.

Características das novas variedades de mandioca:

Segundo Moreto, a SCS 256 Cigana apresenta boa adaptação ao o Litoral Sul e Alto Vale do Itajaí, enquanto a SCS 257 Petuna apresenta melhor adaptação para o Alto Vale do Itajaí.

Segundo a Epagri, ambas apresentam desempenho produtivo acima da média dos cultivares tradicionais nas regiões e possuem flexibilidade de colheita após um ou dois ciclos vegetativos.

Produção em Santa Catarina

Conforme o Observatório Agro Catarinense, o cultivo de mandioca para mesa e indústria está presente em cerca de 12,5 mil hectares em Santa Catarina, com produtividade média de 21,7 ton/ha nesta safra.

O Valor da Produção Agropecuária observado na safra de 2023 foi de aproximadamente R$ 377,22 milhões.

Segundo Darlan Rodrigo Marchesi, coordenador do Programa Olericultura da Epagri, atualmente 60% da produção catarinense de mandioca é destinada à indústria.

O cultivo e o processamento da mandioca-indústria são desenvolvidos pelo trabalho familiar e estão concentrados nas regiões do Sul, do Vale e Alto Vale do Itajaí e em alguns municípios da Grande Florianópolis.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.