Item 4: conheça o Ritual Indígena que recria história de ritos xamanísticos de povos amazônicos


Ao g1, responsáveis expressaram como é defender o item dentro da arena, com as representações e grandes alegorias. Ritual indígena do Boi Caprichoso e Boi Garantido
Divulgação/Secom
Alegorias, cantos, danças, brilhos e efeitos especiais se juntam para recriar a história de ritos xamanísticos de povos amazônicos, apresentados como o Item de número 4 do Festival Folclórico de parintins, o Ritual Indígena.
A disputa, que acontece no “Bumbódromo”, na Ilha Tupinambarana, conta com 21 itens oficiais de cada boi-bumbá. Entre eles, o item 4, que é o ritual indígena.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
LEIA MAIS:
Conheça os 21 itens de Caprichoso e Garantido que disputam o Festival de Parintins
Festival de Parintins: conheça mais sobre o maior espetáculo folclórico a céu aberto do mundo
Ritual é o cenário de onde surge o pajé, o líder espiritual e religioso na cultura dos povos indígenas. Ele comanda a celebração, mas nem sempre é o único protagonista do momento.
Ao g1, os responsáveis pelo Ritual Indígena expressaram como é defender o item dentro da arena, com as representações e grandes alegorias.
Caprichoso
Ritual indígena do boi Caprichoso.
Divulgação/Secom
Oiretor de concentração do Boi Caprichoso, Zandonaide Bastos, explicou como é feito o processo criativo e como a agremiação dá a vida ao ritual através dos elementos, como, as alegorias durante as noites de festival.
“A gente precisa trabalhar com originalidade, trazer todas a um contexto pra que esse esse ritual ele possa ser traduzida da melhor forma que se aproxime da realidade. Nós não podemos inventar, você não pode retratar um rito e representar na estrutura elemento de um outro povo. Você tem que ser fidedigna às raízes e às tradições daquele povo que você vai trabalhar”, disse.
Garantido
Ritual indígena do boi Garantido.
Divulgação/Secom
Marialvo Brandão é vice-presidente do Garantido e coordenador geral de alegorias, elementos característicos do item Ritual Indígena que ajuda a contar a história durante o festival. Ele falou sobre o a composição do momento.
Em média, nós construímos um palco para 60, 80 figurantes atuarem na parte cênica do ritual. No ritual, é a estrutura que apresenta o pajé, que é o item principal que faz a composição. É acompanhado de um sectro de várias entidades. Tem um corpo cênico que tem embasamento científico. Ele é fundamentado, ele é pesquisado”, explicou.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.