Canoas registra baixa taxa de vacinação contra a gripe e doses de reforço da Covid-19

A imunização contra a Covid-19 e a gripe (influenza) continuam em Canoas. O Município registra baixa taxa de vacinação do imunizante contra a H1N1 e das doses de reforço contra o coronavírus.

Município busca aumentar índices de vacinação



Município busca aumentar índices de vacinação

Foto: Arquivo/GES

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dos 348 mil habitantes, 138 mil correspondem ao público-alvo da vacina da gripe, deste montante, 66 mil foram imunizados. A secretária adjunta de Saúde, Caroline Schirmer, alerta para a adesão vacinal reduzida.

“Temos 60 mil idosos, mas somente metade [30 mil] se vacinou até agora. Em crianças, de seis meses a cinco anos, o índice é pior. De 20 mil, seis mil foram vacinadas contra a gripe.”

Desde maio, a vacinação foi ampliada para todas as faixas etárias, sem a necessidade de comprovação de comorbidades.

“Seguimos o calendário nacional. Durante a enchente, nos abrigos institucionais, fornecemos vacinas contra a gripe e a Covid-19. Infelizmente, tivemos baixa adesão. A recusa pelos imunizantes foi maior”, enfatiza.

A secretária adjunta reforça que todos os imunizantes são seguros e previnem os sintomas mais graves das doenças.

“Eles são fundamentais para evitar hospitalizações, por exemplo. A vacinação contra a gripe está disponível em todas as Unidades de Saúde [US] para todas as idades.”

Desde o início do ano, Canoas registrou 32 hospitalizações e sete óbitos por influenza (H1N1). Entre janeiro e dezembro de 2023, foram 30 hospitalizações e 12 óbitos.

“Não temos disponível teste de influenza. Contabilizamos as hospitalizações em decorrência da doença. Os estudos apontam que o perfil dos pacientes hospitalizados é de pessoas não vacinadas”, destaca.

Além das USs, a vacina contra a gripe está disponível em tendas montadas ao lado do HPSC, na Emef Max Adolfo Oderich e na Praça São Pio X. Nos próximos dias, a Praça Cônego Lotário Steffens e a Emef Paulo VI também serão pontos de vacinação.

Vacinação contra a Covid-19

Os números de imunização contra a Covid-19 apontam redução na procura, em especial, para as doses de reforço em Canoas. Na cidade, 327 mil pessoas receberam a primeira dose e 288 mil a segunda. O quantitativo despenca nas aplicações de reforço. A primeira dose de reforço (D3) foi aplicada em 190 mil, já a D4, apenas 77 mil canoenses foram imunizados e na D5, o número é 8.185.

Atualmente, a vacina disponível na rede pública de saúde do município é o imunizante da Moderna, exclusivo para aplicação de reforço em pessoas a partir de 60 anos ou com comorbidades. O intervalo mínimo entre as vacinas é de seis meses.

“No momento, a disponibilidade é apenas para essa parcela da sociedade. Acreditamos que, no decorrer dos meses, seja liberado para a população a partir de 12 anos e sem comorbidade. Seguimos o calendário nacional e realizamos as aplicações conforme a distribuição da Secretaria Estadual de Saúde.”

Durante a semana, de segunda a sexta-feira, as vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde da cidade. Para receber o imunizante, a pessoa deve apresentar documento oficial com foto.

“Pedimos também a carteira de vacinação, mas caso a pessoa esteja sem, não há impeditivo. Devido à enchente, ainda muitos cidadãos estão sem parte dos documentos. O importante é manter o calendário vacinal em dia”, reforça a secretária adjunta de Saúde, Caroline Schirmer.

Em 2024, Canoas registrou 37 hospitalizações por Covid-19, sendo 13 internações em Unidade de terapia intensiva (UTI) e 16 óbitos.

As vacinas ainda estão disponíveis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas seguintes unidades de saúde:

US SANTA ISABEL | 8h às 17h
Rua Frei Orlando, 141, Centro

US CONCOBAN | 8h às 17h
Rua Fernando Ferrari, 2674, Niterói

US FERNANDES | 8h às 17h
Rua Gomes Freire de Andrade, 1036, Niterói

US NITERÓI | 8h às 17h
Rua Marechal Rondon, 132, Niterói

US RIO BRANCO | 8h às 17h
Rua José de Alencar, s/n, Rio Branco

US GUAJUVIRAS | 7h às 19h
Avenida 17 de Abril, 1991, Guajuviras

US CAIC | 7h às 19h
Rua 21 de Março, 100, Guajuviras

US NOVA NANCY | 8h às 17h
Rua Barbosa Lima Sobrinho, 884, Guajuviras

US EST NCIA VELHA | 7h às 19h
Rua São Matheus, s/n.°, Estância Velha

US SÃO VICENTE | 8h às 17h
Rua Walter de Oliveira Ilha, 90, Olaria

US SÃO LUÍS | 8h às 17h
Rua Teófilo Otoni, 268, São Luís

US IGARA | 8h às 17h
Hospital Universitário, São José

US SÃO JOSÉ | 8h às 17h
Rua João Pessoa, s/n, São José

Adicionar aos favoritos o Link permanente.