Hospital Universitário promove mutirão de cateterismos ao garantir 45 procedimentos

O Hospital Universitário de Canoas (HU) está promovendo, desde sexta-feira e durante este fim de semana, um mutirão de cateterismos. Até o final da manhã deste sábado (25), 25 procedimentos já haviam sido realizados, com a previsão de atendimento de mais 20 pacientes até segunda-feira (27).

Movimento foi intenso neste sábado (25), no Hospital Universitário, devido a procedimentos agendados



Movimento foi intenso neste sábado (25), no Hospital Universitário, devido a procedimentos agendados

Foto: Paulo Pires/GES

ENTRE NA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP.

O mutirão é mais uma medida para reduzir as filas de espera por procedimentos na saúde do município, reduzir o tempo de espera e também liberar leitos essenciais para o atendimento de pacientes na cidade. O esforço foi viabilizado após a reposição dos insumos necessários pela administração municipal nos últimos dias.

“Assumimos a prefeitura há poucos dias e já estamos tirando as pessoas das filas”, disse o prefeito Airton Souza na manhã de sábado, em visita ao HU para conferir os trabalhos e conversar com pacientes. “Queremos cuidar do cidadão e também de quem está trabalhando, e queremos fazer desse hospital o melhor do Rio Grande do Sul.” 

De acordo com a diretora do HU, Raquel Almeida Caetano, alguns dos pacientes atendidos no mutirão eram os que aguardavam há mais tempo. Em alguns casos, a internação já chegava a mais de 120 dias. Com o mutirão, estes leitos poderão agora ficar novamente à disposição e, com isso, as filas na saúde serão reduzidas.

“São pacientes que já estavam internados aguardando o procedimento e, com a compra dos materiais necessários para os cateterismos, pudemos fazer o mutirão”, explicou a diretora, destacando ainda que o HU segue realizando procedimentos de urgência em pacientes que não faziam parte da fila inicial. Cerca de 75 pacientes aguardavam a realização de cateterismos na semana passada.

O secretário municipal da Saúde, Eduardo Bermudez, afirmou que o mutirão de cateterismos do fim de semana, e também o de exames de mamografias que vem sendo realizado desde os primeiros dias do ano, são ações que têm impacto amplo para a melhoria da qualidade do atendimento da população.

“A saúde é uma prioridade desta administração”, disse Bermudez. “O primeiro passo é a eliminação das filas. Reduzir não é o suficiente, é preciso acabar com as filas.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.