Miraporanga, o distrito de Uberlândia que deixa 41 cidades para trás em população


Com quase 13 mil habitantes, região tem mais habitantes do que as cidades de Planura e Canápolis; Bairro Morada Nova pertence ao distrito, que em tupi significa “gente bonita”. Como a segunda cidade mais populosa de Minas Gerais, é de se esperar que muitas coisas em Uberlândia tenham tamanho proporcional. E um desses casos é o Distrito de Miraporanga, que sozinho tem mais habitantes do que 41 municípios da área de cobertura da TV Integração no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste.
Com 12.923 moradores, segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Miraporanga é um dos cinco distritos de Uberlândia, o sede é composto pela maior área urbana, além de Cruzeiro dos Peixotos, Martinésia e Tapuirama.
E em comemoração aos 136 anos de Uberlândia, o g1 traz algumas curiosidades sobre o distrito e relatos de moradores de Miraporanga.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Maior que muitos municípios
Sozinho, sem contar a população da sede e de outros distritos, Miraporanga tem população maior do que a de muitos municípios da região. O distrito tem 11.531 habitantes a mais do que a menor cidade da região, Grupiara, que tem 1.392 moradores.
Veja o gráfico abaixo com o número de habitantes de Miraporanga e 41 municípios menos populosos que ele.
Curiosidades sobre o distrito
Foi criado em 1864, ou seja, 24 anos antes da emancipação política de Uberlândia, e pertencente à Vila de Monte Alegre;
À época se chamava Santa Maria, se chamando assim até 1943, quando passou a se chamar Miraporanga, que em tupi significa “gente bonita”;
Fica próxima a um das antigas Estradas Reais, que ligava Goiás e Mato Grosso a outros estados, o que transformou o distrito em um dos principais centros comerciais da região no fim do século XIX;
Se tornou distrito de São Pedro de Uberabinha (Uberlândia) em 1888, com a emancipação da cidade;
“É bom lembrar que o mesmo decreto que foi feito para a emancipação de Uberlândia também foi feito para emancipação de Miraporanga e na época importante centro comercial da região, sendo assim até 1895”, disse o funcionário público e morador do distrito, José Raimundo de Souza.
O loteamento central de Miraporanga fica a 38 km do Centro de Uberlândia;
Uma linha de ônibus do transporte coletivo (D481) liga o distrito ao Terminal Planalto, tendo 15 paradas.
Abriga a Capela de Nossa Senhora do Rosário, construída entre 1850 e 1852;
“Essa igreja aqui era destinada aos escravos e tinha outra, do outro lado, que era destinada aos fazendeiros, os coronéis da época. A igreja para os escravos está até hoje de pé”, afirmou José Raimundo.
Capela de Nossa Senhora do Rosário, no Distrito de Miraporanga
TV Integração/Reprodução
O distrito tem seis outras comunidades, Douradinho, Barra do Tijuco, Cabaçal, Água Limpa, parte do Babilônia e parte do Bom Jardim;
Tem grandes setores de chácaras, como Eldorado, Chácaras Douradinho e Sítio de Recreio Lago Azul;
O distrito faz divisa com os municípios de Prata, Monte Alegre de Minas, Veríssimo e Uberaba;
Miraporanga abriga, ainda, a Fazenda Experimental Água Limpa, pertencente à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Terminal da Petrobrás e fazendas de empresas multinacionais;
“Aqui é tranquilo, sem muitos problemas que acontecem na cidade grande. Não deixa de ter um probleminha ou outro, pois atualmente as pessoas querem viver como nos grandes centros e aqui não tem espaço para isso. Antigamente aqui era mais, mas a vida aqui ainda é tranquila”, finalizou José Raimundo.
População de Uberlândia cresce 5,9% e passa de 750 mil habitantes, segundo o IBGE
Bairro que faz parte do distrito
Outra curiosidade sobre Miraporanga é que ele não é formado apenas pelo loteamento a 38 km do Centro. O Bairro Morada Nova, que fica quase 20 km mais perto do Centro, não faz parte do distrito sede, mas sim, de Miraporanga.
O loteamento do Morada Nova foi aprovado em 1982 e, em 2014, se tornou perímetro urbano de Miraporanga, se transformando efetivamente em bairro. E atualmente abriga boa parte da população do distrito.
E assim como o loteamento sede do distrito, e devido à distância da área central, o bairro desenvolveu ao longo dos anos economia própria. Com supermercados, farmácias e prestação de serviços, os moradores evitam grandes deslocamentos.
“Moro no Morada há um ano. Gosto daqui, a gente resolve as coisas tudo por aqui mesmo. Poucas vezes tenho que me deslocar para outros bairros. E para mim, que sou carroceiro, é bom por conta do trabalho e da tranquilidade”, disse o morador do Bairro, Euler Marin.
ASSISTA: Crônicas da Cidade fez passeio por Miraporanga
Crônicas da Cidade: quadro faz um passeio pelo Distrito de Miraporanga, em Uberlândia
📲 Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Triângulo
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.