Notebook ou Chromebook: quais as vantagens e como escolher

Os chromebooks são, normalmente, encarados como alternativas aos notebooks convencionais. E parecem muito atrativos aos consumidores, principalmente por conta do preço. O que muitos consumidores não sabem é que essas máquinas são construídas para um propósito um pouco mais simples e, por isso, são mais acessíveis.

Os dispositivos são focados principalmente em navegação na internet, o que elimina a necessidade de um hardware muito poderoso. Normalmente, as fabricantes equipam este tipo de produto apenas com os componentes essenciais para garantir o funcionamento da conexão online.

O sistema operacional é o ChromeOS, um software que não é difícil de se familiarizar. Na verdade, ele é bastante intuitivo e tem acesso facilitado à ferramentas do Google, como o mecanismo de busca ou o sistema de armazenamento em nuvem da empresa.

É importante destacar que a interface e recursos disponíveis proporcionam uma experiência diferente de Windows, Mac ou Linux, por exemplo. Assim como o hardware, o SO é mais simples, direto ao ponto e leve, se comparado aos sistemas presentes nos notebooks.

Se a necessidade do consumidor for apenas navegar pela internet, acessar plataformas de streaming e utilizar redes sociais, o chromebook pode ser uma excelente escolha. O produto também se destaca por ser leve, bastante compacto e fácil de transportar em bolsas e mochilas.

E para trabalhar?

Caso o objetivo seja uso para fins profissionais ou jogos eletrônicos, a melhor alternativa é investir em um notebook com hardware mais preparado para a execução de tarefas complexas. Os notebooks possuem maior espaço de memória para armazenamento de arquivos localmente.

Além de oferecer possibilidade de acesso a ferramentas online, os notebooks também permitem a instalação local de uma grande variedade de programas para finalidades diferentes. Além disso, o hardware, principalmente nos modelos mais recentes, é mais moderno e, bem mais poderoso se comparado com o conjunto de componentes dos chromebooks.

Os notebooks podem ser mais pesados e, em alguns casos, até um pouco barulhentos, mas oferecem mais possibilidades para os usuários. Claro, a superioridade se reflete no preço, mas considerando os benefícios que as máquinas podem proporcionar, elas são um investimento que vale a pena.

Como escolher um chromebook?

Na hora de escolher um chromebook, além do preço é necessário considerar alguns aspectos antes de definir o modelo que será adquirido. Um dos mais importantes é o armazenamento interno, que em média é de 64 GB, mas existem modelos com ainda menos espaço.

Para driblar a pouca memória, alguns modelos ainda oferecem algumas entradas para dispositivos de armazenamento externos, como cartão SD, por exemplo, o que pode ser bastante útil, ainda mais se o usuário precisar de mais espaço para guardar arquivos pessoais.

É importante também definir exatamente qual será o tipo de uso e considerar todas as limitações do hardware e software dos chromebooks para evitar decepções após aquisição.

Como escolher um notebook?

Antes de qualquer coisa, estabelecer a finalidade é fundamental para escolher o hardware que atenda melhor a todas as necessidades. Caso o objetivo seja realizar tarefas de trabalho, é importante optar pelo produto que apresente bom desempenho e que seja capaz de executar várias tarefas simultaneamente.

Se a finalidade for jogar, a exigência é de um hardware poderoso e de recursos que otimizem a experiência durante as gameplays, potencializando a qualidade gráfica e evitando problemas de performance dutrante a execução dos títulos. Também é importante considerar a taxa de atualização da tela, que quanto maior, mais fluidez poderá entregar os jogadores.

Confira alguns modelos de notebooks e chromebook disponíveis na Amazon:

Notebooks:

Chromebook:

The post Notebook ou Chromebook: quais as vantagens e como escolher appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.