A pedra fundamental para a construção do Templo de Salomão em Gramado foi lançada e as obras da nova igreja da Universal devem iniciar ainda nesta semana. O templo ficará próximo do lago Joaquina Rita Bier, na Avenida das Hortênsias, mas margens da RS-115.
ABORDAGENS EM GRAMADO: O que diz o decreto que proíbe ação de divulgadores e como denunciar irregularidades
Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
Em uma área de aproximadamente 3 mil m², a estrutura terá 17 metros de altura, 21 metros de largura e 33,3 metros de profundidade. A edificação deve comportar 400 pessoas sentadas e demorar 30 meses para ser concluída, gerando em torno de 300 empregos diretos ao longo desse período.
IMPORTÂNCIA À ECONOMIA: Vinho e espumante são reconhecidos como símbolos do Rio Grande do Sul
Com características descritas pela Bíblia, o local será uma réplica do primeiro Templo de Jerusalém. Ainda, contará com auditório, salas para a Escola Bíblica Infantil (EBI), espaço multiuso para atividades dos grupos evangelísticos, estacionamento, sanitários, cafeteria e uma loja.
Uma área externa com jardim também faz parte do projeto. Haverá símbolos citados na Bíblia que vão compor um circuito turístico de visitação. O visitante poderá fazer um passeio imersivo em uma referência ao Jardim Bíblico do Getsêmani.
Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
O terreno que abrigará a nova sede da Universal em Gramado teve o primeiro culto celebrado, no sábado, dia 3. Uma multidão de fiéis se reuniu para ouvir a pregação do bispo Renato Cardoso, líder da Universal no Brasil. “Sobre esta pedra edificarei a minha igreja; e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Essas foram as palavras escritas na pedra que foi lançada no evento que deu início às obras.
GESTÃO MUNICIPAL: Projetos polêmicos, parcerias com a iniciativa privada e atenção à saúde: prefeito fala sobre os desafios e planos para Gramado
“Jerusalém foi transformada depois da construção do templo. A cidade prosperou e até hoje é uma cidade cobiçada e visitada por gente de todo o mundo, por causa desse lugar que Deus escolheu para a sua casa. Eu creio que a cidade de Gramado também verá um antes de depois”, destaca Renato.
Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
Para o bispo responsável pela Universal no Rio Grande do Sul, Guaracy Santos, a edificação fomentará o turismo religioso. “A importância não é só por ser em Gramado e sim também por ser o Templo de Salomão, já que os dois atraem muitas pessoas e, portanto, almas. É a união do útil ao agradável e espiritual. Se o turismo convencional já é forte, imagine como crescerá, com o acréscimo do turismo religioso estimulado pelo templo”, ressalta.
Ele faz uma alusão ao Templo de Salomão de São Paulo, que vai completar 11 anos em julho de 2025. Em dez anos, a estimativa é que 33 milhões de pessoas visitaram o espaço, com mais de 100 representações de países. No tour guiado pelo Jardim Bíblico, passaram quase 410 mil visitantes, entre 2014 e 2024.
Presença de autoridades
Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
Diversas autoridades prestigiaram o evento, como o governador Eduardo Leite e o prefeito de Gramado, Nestor Tissot.
INFRAESTRUTURA VIÁRIA: Concessão das rodovias da Região das Hortênsias deve avançar a partir do segundo semestre de 2025
“Tenho grande respeito e gratidão pelo trabalho que as igrejas fazem. A Igreja Universal também é parceira a serviço das comunidades, realizando um trabalho magnífico junto ao nosso sistema prisional e, nas enchentes, a mobilização da igreja para ajudar foi muito bonita”, destaca o governador. “O Estado não professa uma fé específica, mas respeita cada uma delas e entende a igreja como um fator fundamental de promoção de unidade das comunidades”, complementa Eduardo Leite.
NO INTERIOR DA CIDADE: Parque temático de luzes em Gramado divulga data de inauguração e inicia venda de ingressos
O prefeito Nestor pontua que o projeto está dentro das adequações do Plano Diretor e que passou por todos os trâmites junto aos conselhos municipais. “O templo vem somar para a nossa cidade, é um templo de fé e oração e vai contribuir com o turismo, trazendo o público que frequenta com mais assiduidade a Universal”, reforça.
Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
O empresário gramadense e membro da Universal, André Caliari, festeja o momento de início das obras e ressalta que a data marca também o um ano da catástrofe climática que assolou o Rio Grande do Sul em maio de 2024. “Estamos dando um fim a esse período de praga que passamos”, diz.
TRANSFORMANDO VIDAS: Projeto social de Gramado completa 20 anos com o propósito de formar cidadãos
“A gente está muito feliz. Foi um trabalho de quase quatro anos e é muito importante ver que Deus escolheu esse lugar para a casa Dele. Um local em que as pessoas de todos os credos estão convidadas para quando quiserem ouvir a palavra de Deus”, acentua.