Sem custo extra: tarifa de energia volta à bandeira verde; saiba quando

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou que a tarifa de energia volta à bandeira verde em agosto e os consumidores não terão custos extras no próximo mês.

Mão segurando lâmpada para ilustrar matéria sobre tarifa de energia

Conta vai reduzir em agosto, segundo Aneel – Foto: Leo Munhoz/Arquivo ND

Tarifa de energia mais barata em agosto

Em junho, a Aneel estabeleceu a bandeira amarela na tarifa de energia, o que acrescentou R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos. A medida ocorreu devido à previsão de chuvas abaixo da média.

Segundo o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, o período chuvoso na Região Sul foi fundamental para a mudança na tarifa de agosto.

“No final de junho, houve uma expectativa de menor volume de chuvas para julho, o que se confirmou na maior parte do país. Porém, o volume de chuvas na Região Sul neste mês contribuiu para a definição da bandeira verde em agosto”, explica.

Antenas de distribuição de energia

Sistema de bandeira tarifária de energia mudou de julho para agosto e consumidor vai sentir alívio no bolso – Foto: Divulgação/ND

Entenda a cobrança

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel em 2015 e orienta os consumidores dos custos na geração de energia no Brasil. No entanto, o cálculo leva em consideração o preço da energia e o risco hidrológico.

Bandeira verde: indica custo baixo de geração de energia, sem acréscimo na tarifa para o consumidor.

Bandeira amarela: indica condições menos favoráveis na geração de energia e um pequeno acréscimo na conta do consumidor.

Bandeira vermelha (Patamares 1 e 2): indica mais custos na geração de energia. O patamar 1 sinaliza o custo alto e o patamar 2 o custo mais alto ainda. Nos dois casos os acréscimos na tarifa de energia são elevados em comparação à bandeira amarela.

*Com informações da Agência Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.