Pode parecer algo sem sentido, mas existe uma árvore no Brasil que é conhecida por suas “caminhadas”. As Socratea exorrhiza, conhecidas popularmente como “árvores que andam”, são uma espécie de palmeira encontradas na Amazônia brasileira e em outras regiões da América do Sul.
A planta ganhou esse nome devido à sua capacidade de mudar de posição ao longo do tempo. E esse é um fenômeno que tem despertado a curiosidade de pesquisadores há décadas.
A árvore possui raízes aéreas que se estendem para fora do solo, formando uma estrutura semelhante a uma teia. Assim, essas raízes características crescem em direção a áreas com maior disponibilidade de luz e nutrientes. Enquanto as raízes antigas, que ficam para trás, morrem gradualmente.
As raízes, em formato de “estacas”, também ajudam a árvore a aumentar a sua altura e estabilidade em florestas densas. Assim, permitindo que alcance aberturas de luz sem desenvolver um tronco mais grosso, que demandaria mais energia.
Afinal de contas, como as árvores “andam”?
Esse processo de deixar a raiz antiga para trás faz com que a base da árvore se desloque lentamente, dando a impressão de que a planta está “andando”. A planta é capaz de se mover até 20 metros por ano.
Um estudo, publicado no International Journal of Tropical Biology and Conservation, da Costa Rica, aponto que esse mecanismo pode ser uma adaptação. Isso ajuda a planta a sobreviver em solos instáveis ou a buscar melhores condições de crescimento.
“Essa estratégia provavelmente aumenta a capacidade da espécie de explorar rapidamente as clareiras de luz em comparação com outras palmeiras”, diz o artigo. Outro estudo, este publicado na revista Biotropic, analisou o fenômeno e concluiu que o movimento está relacionado ao crescimento assimétrico das raízes, e não a uma ação deliberada da árvore.
A árvore, que muitas vezes é considerada “mística”, na realidade é um bom exemplo de como a natureza consegue se adaptar e criar formas de sobreviver em todos os ambientes.
The post Qual o segredo das “árvores que andam” no Brasil? appeared first on Giz Brasil.