O técnico interino do Grêmio, James Freitas, destacou a evolução coletiva da equipe no empate por 1 a 1 com o Internacional, neste sábado (19), na Arena. Após assumir o comando de forma emergencial após a saída do técnico Gustavo Quinteros, ele apontou que, mesmo com pouco tempo de trabalho, foi possível ajustar aspectos do modelo de jogo, tanto ofensivo quanto defensivo, e retomar algumas características que considera essenciais ao clube.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
“Propusemos mudanças no jogo posicional, tanto para atacar quanto para defender. Hoje, o time esteve mais próximo do que era necessário, com mais naturalidade com a bola no pé e mais presença no campo ofensivo”, avaliou. Para ele, o desempenho no Grenal representa um avanço importante: “Foi o jogo em que mais vencemos duelos na temporada.”
James também enfatizou que o grupo respondeu bem às demandas competitivas da partida. Segundo ele, a natureza do clássico contribuiu para que o time entrasse em campo com mais intensidade. “Passamos confiança, conversamos individualmente e falamos sobre valores humanos que a torcida reconhece, sobre a imortalidade tricolor. E o torcedor percebeu isso em campo”, disse.
Durante a entrevista, o treinador ressaltou que o elenco gremista oferece possibilidades táticas variadas ao próximo comandante. “Temos jogadores que permitem jogar com meias interiores, extremos, centroavantes mais físicos ou móveis. Essa versatilidade vai ser importante para o treinador que assumir”, afirmou.
James também elogiou jovens como Monsalve, tratado como “um talento muito acima” e “brilhante”, e explicou a ausência de Pavon, preservado por conta de um desconforto no tornozelo. Marlon, que fez sua estreia no Grêmio, também foi citado como peça importante pelo lado esquerdo, unindo vigor físico e qualidade técnica.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Ao ser questionado sobre a possibilidade de efetivação, James preferiu destacar a qualidade de outros profissionais no mercado. “Temos ótimos técnicos na Série B e C que merecem oportunidades. O futebol hoje tem dinâmicas mercadológicas que dificultam isso, principalmente com o número crescente de estrangeiros. Mas temos grandes nomes aqui”, concluiu.
Depois de James Freitas, o presidente Alberto Guerra também falou, mas não disse quem será o novo técnico gremista. “Estamos tentando fechar para anunciar o mais breve possível”. Guerra elogiou a postura do time e de James, mas criticou a arbitragem por não marcar um pênalti no final do jogo.
“É impressionante como um pênalti de concurso desses não é dado. Já não é a primeira vez. Nos últimos anos são pênaltis escandalosos não dados para o Grêmio. Me chama a atenção ele ter dado uma falta no Cristaldo fora da área, e não dar a mesma falta dentro da área. No lance do João Pedro, foi pênalti sim (para o Inter), mas obviamente contra o Flamengo, no lance do Gerson, também foi pênalti”, criticou.