Festival de Parintins 2024: espaço ‘Recicla, Galera’ conta com máquinas coletoras e se firma como centro de sustentabilidade


Este ano, turistas e torcedores dos bumbás Caprichoso e Garantido podem ganhar brindes exclusivos ao realizar descarte no espaço localizado no Centro de Parintins. público pode acompanhar o processo de gestão de resíduos realizado pela Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin).
Alex Pazuello/Secom
A terceira edição do “Recicla, Galera”, ganha tecnologia com a presença das máquinas de coleta do Projeto “Recicla Amazônia: Consciência Limpa”, da Fundação Rede Amazônica (FRAM). O espaço sustentável é instalado na região central da cidade para a destinação e triagem de resíduos em tempo real, além de atividades de educação ambiental e troca de materiais recicláveis por brindes.
“A grande novidade esse ano são nossas máquinas coletoras, onde o torcedor dos dois bois podem visitar nossa tenda, trazer seus resíduos e trocar por brindes”, ressaltou a secretária executiva-adjunta de gestão ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Fabrícia Arruda.
No local, o público pode acompanhar o processo de gestão de resíduos realizado pela Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin) e ainda ganhar brindes por meio de atividades interativas como “Vira Roleta”, “dominó”, “quebra-cabeça” e outras. O espaço também conta com áreas instagramáveis e atividades de educação ambiental.
“Esta ação faz parte de um esforço para integrar práticas ambientais responsáveis e a tecnologia em grandes eventos culturais. O projeto visa não apenas reduzir a quantidade de lixo descartado inadequadamente, mas também educar o público sobre a importância da reciclagem e da preservação dos recursos naturais da Amazônia”, destacou Fernando Lindoso, gestor operacional do Projeto Consciência Limpa, Recicla Amazônia.
Nos equipamentos, podem ser destinadas latinhas ou garrafas PET. O descarte de cinco ou 15 resíduos, de uma única vez, é recompensado com brindes exclusivos: cinco resíduos podem ser trocados por uma bebida do portfólio Coca-Cola Brasil, enquanto o descarte de 15 itens poderá ser trocado por um chapéu, uma pochete ou um copo do seu boi.
Este ano, espaço sustentável conta com máquinas de coleta.
Alex Pazuello/Secom
“Além de contribuir para a limpeza e organização do festival, a iniciativa pretende envolver a comunidade local e os visitantes em atividades educativas sobre reciclagem. Nos locais de coleta você cumprindo o desafio, você já vai receber um brinde customizado com a cor do boi favorito.” destacou Eduardo Taveira, secretário da Sema.
Ao final da competição, a pontuação das máquinas será somada à quantidade de resíduos coletados e descartados corretamente pelas Galeras Itens 19, no Bumbódromo, durante as três noites do Festival. O vencedor da disputa será conhecido no dia 1º de julho, antes da premiação geral do festival. O Espaço Sustentável ‘Recicla Galera’ funcionará até o dia 30 de junho, das 8h às 17h, na Praça da Liberdade, localizada na Rua Governador Leopoldo Neves, Centro de Parintins.
Parintins recebe nova tecnologia em parceria com projeto ‘Recicla Galera’
Vídeos mais assistidos do Amazonas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.