Coleta de lixo é afetada em Ribeirão Preto após área de transbordo ser atingida por queimadas


Segundo a prefeitura, serviço apresenta lentidão, mas deve ser normalizado até sexta-feira (30). Incêndio que atingiu a área foi controlado, mas não extinto. Moradores reclamam de falta de coleta de lixo em vários bairros de Ribeirão Preto
A Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) informou nesta quarta-feira (28) que o serviço de coleta de lixo e galhos está prejudicado em razão das devastadoras queimadas que atingiram a zona rural do município no último fim de semana.
Segundo a prefeitura, os incêndios atingiram o Transbordo Municipal, que fica na Rodovia Mario Donegá, km 0,5, entre Ribeirão e Dumont (SP). A área é usada para depositar e pesar o resíduo urbano recolhido. De lá, todo material é encaminhado ao aterro sanitário de Guatapará (SP).
Por causa dos danos, a coleta ficou prejudicada na cidade, e o lixo tem se acumulado nas portas das casas. O serviço não foi totalmente suspenso, mas há lentidão no recolhimento.
Lixo acumulado na Rua Santos Dumont em Ribeirão Preto, SP, por causa da coleta afetada
Cacá Trovó/EPTV
O escrevente técnico judiciário Jorge Luiz de Paula Júnior, morador da Vila Tibério, na zona Oeste, diz que a última vez que o caminhão passou na Rua Santos Dumont foi na quinta-feira (22).
“O lixo já está com mau cheiro, criando vetor. O pessoal que coleta reciclável acaba passando e rasando os sacos e está exposto esse lixo, cheirando mal. Eu trabalho de home office e não posso abrir minha janela por causa do mau cheiro.”
Jorge entrou em contato com a empresa responsável, mas a solução ainda não foi dada.
“Eu liguei na Estre e eles nem deixaram eu começar a falar, já perguntaram se era por causa da coleta que estava atrasada. Eu disse que sim e aí eles comentaram que tinham uma previsão até o final da semana para resolver. Estou esperando”, disse.
Área de transbordo de lixo às margens da Rodovia Mário Donegá foi afetada por queimadas e situação prejudica coleta em Ribeirão Preto, SP
Cacá Trovó/EPTV
Na Avenida Paschoal Inecchi, no bairro Jardim Independência, zona Norte, a situação é a mesma. O lixo se acumula pelas calçadas. No Jardim Iara, moradores também reclamam da falta dos coletores.
De acordo com a prefeitura, apesar de ter sido controlado, o foco de incêndio na região ainda não foi totalmente extinto.
“Equipes da Secretaria de Infraestrutura e das empresas terceirizadas responsáveis pelos resíduos estão trabalhando no local com caminhões-pipa e maquinário para extinção total do incêndio e remoção destes resíduos.”
A prefeitura estima que até sexta feira (30) a situação seja normalizada.
Leia mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.