Debate à Prefeitura de Fortaleza reúne seis candidatos nesta quarta-feira


Candidatos responderam a perguntas feitas por adversários e pelo jornalista Inácio Aguiar, do Sistema Verdes Mares. Candidatos à Prefeitura de Fortaleza participam de segundo debate.
Fabiane de Paula/SVM
Seis candidatos à Prefeitura de Fortaleza participaram, nesta quarta-feira (26), do Debate Ponto Poder, promovido pelo Sistema Verdes Mares. Estiveram presentes André Fernandes (PL), Capitão Wagner (União), Evandro Leitão (PT), George Lima (Solidariedade), José Sarto (PDT) e Técio Nunes (Psol). A mediação foi feita pelo jornalista Inácio Aguiar.
O debate foi dividido em quatro blocos:
Primeiro bloco: cada candidato teve 45 segundos para se apresentar. A ordem das falas foi definida previamente em sorteio na presença dos representantes dos candidatos. O primeiro candidato foi José Sarto (PDT), seguido por Capitão Wagner (União), Técio Nunes (Psol), André Fernandes (PL), Evandro Leitão (PT) e George Lima (Solidariedade). Logo após, os candidatos fizeram perguntas com tema livre entre si. O candidato que abriu o bloco foi sorteado ao vivo. Para que houvesse um rodízio e todos os candidatos perguntassem e respondessem, a pergunta só poderia ser feita a um candidato que ainda não havia respondido no mesmo bloco.
Segundo bloco: o formato foi semelhante ao primeiro bloco (com exceção da rodada de apresentação), mas os temas das perguntas foram definidos em sorteio ao vivo. Seis opções foram sorteados dentro de 14 temas apresentados previamente aos candidatos em reunião com representantes deles.
Terceiro bloco: perguntas com temas livres e sorteio para definir a ordem dos candidatos.
Quarto bloco: cada candidato teve 1 minuto para considerações finais. A ordem das falas foi definida previamente em sorteio realizado com representantes dos candidatos.
Confira a apresentação de cada candidato no primeiro bloco:
José Sarto (PDT) – “Eu sou Sarto, com muita honra, prefeito de Fortaleza. Quando assumi a prefeitura, estávamos vivendo o pior momento da pandemia. Liderei pessoalmente a vacinação aqui em Fortaleza, tornando a nossa cidade a campeã nacional de vacinação. Isso fez com que Fortaleza passasse a voltar mais rapidamente à sua atividade econômica. E, pela primeira vez, Fortaleza é hoje o maior PIB do Nordeste. Eu sei que ainda temos muitas coisas para melhorar e é por isso que a mudança não pode parar”.
Capitão Wagner (União) – “Antes de me apresentar, eu queria falar da Luciana, que eu encontrei esses dias e me contava que o pai estava há mais de um ano na fila aguardando a marcação de uma tomografia. E, quando a prefeitura entrou em contato com ela, infelizmente, ela disse que não precisava mais porque o pai já tinha falecido. O Bruno, que eu encontrei lá no Bonsucesso, falou que há dois anos não vai na casa da mãe porque a mãe mora na Granja Portugal, um território dominado por outra facção. É por pessoas como essas que eu quero ser prefeito da cidade de Fortaleza, porque, diferente de outros candidatos que só vão na periferia e na época de eleição, eu sou dela. Eu tive que acordar de madrugada para pegar ficha no posto de saúde para ter acesso a uma consulta. Tive que pegar ônibus. Me preparei, estou pronto, preparado e querendo ser prefeito da cidade”.
Técio Nunes (Psol) – “Eu me chamo Técio, sou nascido e criado ali na periferia de Fortaleza, na divisa exata entre o Grande Bom Jardim e a Granja Portugal, ali na Gustavo Barroso. Estou aqui hoje candidato a prefeito de Fortaleza pelo Psol, partido que muito me honra ter ajudado a fundar. Estou na militância política desde os meus 15 anos de idade. Comecei no movimento de cultura, juventude e hoje eu estou aqui, no lugar que todo mundo dizia que pessoas que vêm de onde eu vim eram impossíveis de chegar. Estou agora candidato a prefeito de Fortaleza, mas sou um cidadão dessas cidades, criado na periferia e que tenho um sonho de mudar a nossa cidade de verdade e para melhor”.
André Fernandes (PL) – “Eu sou o André Fernandes, tenho 26 anos de idade. Fui o deputado estadual mais votado do Ceará em 2018 e deputado federal mais votado do estado do Ceará em 2022. Tenho três graduações, duas pós-graduações e estou aqui para lutar por você e para mostrar de fato quem é, nesse debate, que se preocupa contigo e que não faz parte de mais do mesmo. Vocês verão aqui vários candidatos com conchavos, mas que apenas querem permanecer no poder. Trinta anos dos mesmos no poder. Eu estou aqui para representar essa mudança. Fortaleza precisa de sangue novo, de cara nova e eu estou aqui para isso”.
Evandro Leitão (PT) – “Eu sou Evandro, tenho 57 anos, casado, pai de três filhos, formado em Direito e Economia e fui secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social. Deputado estadual, eleito e reeleito, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, eleito e reeleito, líder do governo Camilo e estou nessa disputa para a Prefeitura de Fortaleza por entender que Fortaleza pode e merece muito mais. Tenho experiência na minha trajetória, faço parte de um projeto que luta contra as desigualdades sociais para garantir oportunidades e estou do lado de Lula, Camilo e Elmano”.
George Lima (Solidariedade) – “Eu, com muita coragem, de última hora, lancei minha candidatura, mas eu me sinto já preparado para assumir um cargo maior na minha vida porque sempre eu fiquei muito feliz em ajudar uma pessoa, duas, três. E se eu tiver oportunidade, se Deus me der uma oportunidade de ir junto com uma equipe grande de técnicos, de pessoas unidas a ajudar milhares de pessoas, eu vou ser muito feliz. Eu não quero deixar uma grande obra, mas eu quero deixar muitas pessoas felizes, fazer um impacto na vida de muita gente em Fortaleza. Moradia, saúde, educação, crianças, idosos, eu tenho essa sensibilidade”.
Ainda no primeiro bloco, logo após as apresentações individuais, começou a rodada de perguntas com tema livre, em que os candidatos fizeram perguntas entre si.
Neste bloco, o candidato que abriu foi sorteado ao vivo pelo mediador, e não participou de novos sorteios. Para que houvesse um rodízio, e que todos os candidatos perguntassem e respondessem em cada um dos blocos, a pergunta só podia ser feita a um candidato que ainda não tivesse falado
Quem perguntou tinha 30 segundos para formular a questão. O candidato escolhido teve 1m30s para responder. Em seguida, a réplica era de 45 segundos e a tréplica de 30 segundos. O candidato escolhido para responder foi sempre o próximo a perguntar, para garantir que todos participassem do bloco.
Segundo e terceiros blocos
Candidatos à Prefeitura de Fortaleza participam de segundo debate.
Fabiane de Paula/SVM
Os temas sorteados ao vivo para as perguntas entre os candidatos foram Educação, Imóveis Abandonados, Limpeza Pública, Políticas de Diversidade, Creches e Guarda Municipal.
No segundo bloco, após o sorteio, o candidato sorteado escolheu para quem fazer a pergunta sobre o tema sorteado. A dinâmica dos tempos foi a mesma do primeiro bloco.
Já no terceiro bloco, foi realizada a rodada de perguntas com temas livres após o sorteio para definir a ordem dos candidatos.
Considerações finais (quarto bloco)
No último bloco, os candidatos tiveram 2 minutos para deixar as considerações finais. A ordem das falas foi definida por sorteio previamente realizado com representantes dos candidatos. O primeiro foi o candidato Capitão Wagner (União), seguido de Técio Nunes (Psol), Evandro Leitão (PT), George Lima (Solidariedade), André Fernandes (PL) e José Sarto (PDT).
Capitão Wagner (União) – “Agradeço ao Sistema Verdes Mares pela oportunidade de deixar aqui a minha mensagem de que tá muito claro que a cidade de Fortaleza não quer continuar com mais do mesmo e que também não merece um poste que nada decide. Eles já tiveram a chance deles. Fortaleza precisa de um choque de gestão. Foi assim que a saúde lá em Maracanaú saiu de uma nota 5 em 2022 e passou para uma nota 9 em 2024. E eu preciso repetir. Eu não fiz isso sozinho, não. Eu apenas liderei uma equipe extremamente competente e dedicada. E conversei com as pessoas, dialoguei com a dona Edmeire, por exemplo, que é a mãe atípica e que me procurou na Secretaria de Saúde. Como dialoguei também com os nossos servidores. Posso citar aqui a doutora Nívia, que é uma excelente gestora, diretora da UPA, da Pajuçara, que é exemplar em todo o estado de Ceará. Nós lideramos um time que conseguiu humanizar o atendimento e entregar os melhores resultados comparados às situações anteriores. Lógico que falando em saúde sempre é necessário melhorar. Mas o que mais importa é que enquanto lá em Maracanaú nós conseguimos evoluir, infelizmente aqui em Fortaleza a saúde está na UTI. E não sou eu que está dizendo, não. Quem diz isso é o Ministério da Saúde. Chegou a vez de Fortaleza ter um prefeito corajoso e experiente, que trabalha os quatro anos, que trabalha o ano todo e não somente na véspera da eleição. A Edmeire, que eu conheci lá em Maracanaú, quando eu cheguei lá para ser secretário ela dizia, como pode um policial ser o secretário aqui? E depois que eu saí de lá ela deu vários depoimentos falando o quanto foi importante a nossa gestão, que levou todas as terapias para as crianças atípicas e conduziu as famílias da melhor forma possível. Queria dizer para você, fortalezenses, estou pronto, preparado e querendo muito ser prefeito dessa cidade. Conto com o seu apoio. Dia 6 de outubro, não esquece. Vota 44, porque chegou a nossa vez, chegou a vez da mudança real que vai transformar a vida aqui na cidade de Fortaleza. ”
Técio Nunes (Psol) – “Primeiro, dar boa noite para você que assistiu a esse debate até agora. Mas eu quero conversar com você também e refletir junto com você sobre o que vocês estão vendo e acompanhando nessa campanha. Muito se fala de mudança, muito se fala de inovação. Mas nada me passa verdade. E eu acho que você também deve estar enxergando um pouco isso. E sabe por que não passa verdade? Porque simplesmente não é. São candidatos que são preparados por marqueteiros, brifados por media trainer e que eu fico só imaginando o quanto de milhões estão gastando, inclusive para poder passar essa imagem para você que está assistindo esse debate agora e que está vendo essas campanhas multimilionárias nas ruas. Nós precisamos de uma mudança radical de Fortaleza. Nós precisamos de uma mudança radical. E quando eu falo de forma radical, eu falo porque os problemas são muito sérios. Não dá para a gente continuar do jeito que está. Não dá para a gente ter a saúde, ir a um posto de saúde e não ser atendido do jeito que está acontecendo. Não dá para a gente ver os nossos territórios serem tomados por essa lógica da violência e nada ser feito. Não dá para a gente acreditar também em falsas promessas. Tem candidatos aqui brifados por marqueteiro que só sabe falar de cabo eleitoral. Tem candidato aqui que fica se agarrando em gente que é indiciado por roubo de joias, que está inelegível. Nós precisamos apostar em outro caminho. Eu estou aqui para chamar você para construir um movimento de mudança real da nossa cidade. Eu estou chamando você aqui para hackear o sistema, para hackear essa cidade. Precisamos de mudança e eu estou aqui para fazer isso. Estou aqui falando de uma realidade. Não é porque o marqueteiro mandou eu falar. É a realidade que eu vivo. É de onde eu vim e eu sei que é de onde a maioria da nossa cidade vem. As periferias. As periferias têm um poder. As periferias são a solução e não o problema. E eu acho que junto, se a gente juntar o nosso poder, a gente mostra quem manda de verdade na cidade. É Técio 50. Vamos juntos.”
Evandro Leitão (PT) – “Eu quero iniciar saudando e agradecendo ao Sistema Verdes Mares, aqui, ao Diário do Nordeste, por esse momento. Quero também agradecer a todos vocês que estão nos acompanhando até esse momento. E dizer que está muito claro todas as candidaturas que estão postas nesta eleição. Nós temos candidaturas que representam o abandono, o abandono da cidade, a ausência da cidade, dos momentos que mais a gente precisou. A ausência da senhora que precisa da saúde e não tem um médico, não tem um remédio. A ausência daqueles que, em momentos que o Brasil precisou, infelizmente, também virou as costas. Infelizmente, desrespeitando a população brasileira. E que aqui tem seus candidatos, tem seus representantes. Eu faço parte de um time com Lula, Camilo, Elmano, que nós vamos transformar essa cidade na cidade da educação. A cidade das oportunidades. Assim como Lula criou o PROUNI, o FIES. Assim como o ministro Camilo criou o Pé de Meia. Assim como o ministro Camilo ampliou as escolas de tempo integral, eu também vou fazer aqui em Fortaleza. Nós vamos ampliar as escolas de tempo integral, que tem um pouco mais de 10% as escolas de tempo integral aqui em Fortaleza. Nós vamos implantar o cartão Saúde Mais Fácil, para dar acesso a clínicas populares, também fortalecendo o SUS, para que você possa ter essa condição, fazer seus exames, suas consultas. Eu estou muito conectado. Eu estou acreditando muito, porque a população está respondendo positivamente às nossas propostas. E aonde nós chegamos. Portanto, eu chamo vocês, eu conclamo vocês. Venham nos conhecer, conhecer nossas propostas. Nos sigam nas redes sociais. Porque nós vamos, juntos, mudar a Fortaleza, com o 13, votando no 13. Vem conosco.”
George Lima (Solidariedade) – “Boa noite a todos. Muito obrigado por essa oportunidade aqui, de estar conversando. Os fortalezenses estão me conhecendo mais. Vocês viram o debate aqui. Não se falou, hora nenhuma, de emprego e renda. Não se falou de ideias que Fortaleza vai para frente, que Fortaleza cresce economicamente, para entregar mais para a população. Tem dados. Em um minuto, um minuto e meio, é impossível. Eu tenho tantas ideias para falar, não consigo mal raciocinar, até porque os temas aqui são totalmente confusos. Mas, falando do que Fortaleza precisa, que é de gestão, eu vou unir, unir a iniciativa privada, a sociedade civil, os trabalhadores, as comunidades, um grande comitê, procurar soluções para todos os setores. Fortaleza é uma grande empresa, que os donos são todos os fortalezenses. E não adianta a gente se enganar, porque não estão sendo feitas políticas públicas. Estão se fazendo políticas partidárias. E aí vem os oportunistas, vem os sonhadores quererem ser candidatos também. Aí eu retrocesso, não podemos deixar. Temos que reassumir Fortaleza. Olha, tanta coisa tem para a gente dizer. Vou dar um dado aqui alarmante. Fortaleza é uma cidade de aptidão de turismo. Muitos precisam do turismo. Recife, que o prefeito lá está com 80% de aprovação, investiu R$ 35 milhões no turismo. Sabe quanto é o orçamento de Fortaleza? É uma vergonha. R$ 4,6 milhões. O turismo, que é tão importante. Feirantes, sua renda está diminuindo porque não tem gestão econômica. Só se cresce trabalhando, pessoal”.
André Fernandes (PL) – “Eu sou André Fernandes, tenho 26 anos de idade. Com 18 anos, fui aprovado no concurso da Polícia Militar. Com 20 anos, fui eleito o deputado estadual mais votado do Ceará. Com 24 anos, fui eleito o deputado federal mais votado do estado do Ceará. Sou tecnólogo em marketing, bacharel em ciência política. Bacharel em relações internacionais. Pós-graduado em direito constitucional. Pós-graduado em gestão pública. E pós-graduando em gestão financeira pela FGV. Vocês puderam perceber hoje aqui quem é que representa a verdadeira mudança. Todos os candidatos já vieram brifados para fazerem ataques contra mim. Mas eu estou aqui para falar de proposta. Vem comigo. Nós vamos acabar com a taxa do lixo. Nós vamos acabar com a Zona Azul aqui em Fortaleza. Nós vamos acabar com a multa de viseira levantada. Nós vamos colocar o nosso programa em prática. O EPD, Educação de Prevenção às Drogas. Nós vamos colocar em prática o nosso programa Saúde Toda Hora. Nós vamos colocar em prática o nosso programa Passe Livre para Todos. Nós vamos trazer para Fortaleza a ROMU, Rondas Ostensivas Municipais, através da Guarda Municipal. Nós vamos reduzir a máquina pública, que hoje tem 49 órgãos a nível Secretaria Municipal, para 27, e eu não vou tirar nada do que você tem. Pelo contrário, eu vou te dar aquilo que você nunca teve. Eu vou criar aqui em Fortaleza a Casa do Autista, que será o maior complexo neurossensorial da América Latina. Você, mãe atípica, sabe da necessidade do que eu estou falando nesse momento. Eu sei que as dificuldades em Fortaleza são enormes e que a nossa cidade é um livro de matemática. Em qualquer página que eu abrir, vai ter uma problemática para resolver. Mas eu estou aqui para, dialogando com você, ouvindo você, colocar um fim a esses que estão há 30 anos no poder. Volto a dizer, 30 anos eles estão no poder. Sempre o mesmo grupo político, até fingem brigar quando chegam as próximas eleições. Mas a intenção é uma só, é continuar, é permanecer no poder. Vem comigo, é 22.”
José Sarto (PDT) – “Bom, eu assumi a Prefeitura de Fortaleza na pior crise da pandemia do Covid no Brasil. Fortaleza não foi diferente. Quando eu assumi, já tinham ocorrido 10 mil mortes. Liderei pessoalmente a vacinação, tornando Fortaleza a capital que mais vacinou do Brasil. Enquanto estava vacinando eu aqui, na linha de frente, tinha gente passeando na praia, negando a vacina e defendendo cloroquina e ivermectina. Fizemos de Fortaleza, por ser a campeã de vacinação, com que ela voltasse mais rapidamente a sua atividade econômica. Viramos, pela primeira vez na história dessa cidade, viramos a maior economia do Nordeste. Isso significa mais emprego, mais renda, mais oportunidade de trabalho para a juventude. Criamos programas como Juventude Digital, Fortaleza Bilingue, preparando a nossa juventude para esse mercado de trabalho. Eu tenho muito orgulho de Fortaleza ser, hoje, a maior economia do Nordeste. Na educação, nós criamos o passe livre estudantil. Está todo mundo aqui falando, mas quem criou o passe livre fui eu. Esses outros estão falando aí e eu vou ampliar o passe livre para os finais de semana. Eu tenho moral de falar, porque eu que criei o passe livre e eu vou ampliar para o final de semana. Entreguei três hospitais, 24 novos postos de saúde e agora vou fazer a redução das filas de espera de exames e de cirurgias, pactuando com a iniciativa privada. Eu estou devolvendo para Fortaleza locais históricos, como a Ponte dos Ingleses, que estava parada lá pelo governo do Estado. Eu retomei e já entreguei para a população de Fortaleza um lugar como a Ponte dos Ingleses. Então, vem comigo. A mudança já começou e não pode parar”.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.