Porto Meridional de Arroio do Sal: Empreendimento aguarda licenciamento ambiental e deve iniciar obras em 2026

Um novo capítulo na infraestrutura logística do Rio Grande do Sul começa a tomar forma no litoral norte. O Porto Meridional, que será construído em Arroio do Sal, tem previsão de iniciar suas operações entre o final de 2029 e o primeiro trimestre de 2030. O cronograma, no entanto, depende diretamente da tramitação do processo de licenciamento ambiental, cujo pedido já foi protocolado junto ao Ibama.

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Projeto do Porto de Arroio do Sal foi detalhado durante encontro com o deputado Issur Koch (PP) e o senador Luiz Carlos Heinze (PP) | abc+



Projeto do Porto de Arroio do Sal foi detalhado durante encontro com o deputado Issur Koch (PP) e o senador Luiz Carlos Heinze (PP)

Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (4), durante reunião com empresários e lideranças políticas da região na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) em Novo Hamburgo. Participaram do encontro o diretor de Desenvolvimento de Negócios da DTA Engenharia Portuária & Ambiental, Daniel Khol – responsável pelo projeto –, o senador Luiz Carlos Heinze (PP) e o deputado estadual Issur Koch (PP).

Primeiros passos em 2025

A expectativa é que a Licença Prévia (LP) seja concedida ainda em 2025, após o período estimado de seis meses de análise técnica pelo órgão ambiental federal. Com a licença em mãos, a construção do terminal portuário poderá começar já no ano seguinte.

 Senador Luiz Carlos Heinze (PP) | abc+



Senador Luiz Carlos Heinze (PP)

Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

“Depois disso, partimos para a equação financeira do projeto”, explicou Heinze, ressaltando que o empreendimento já deixou de ser apenas uma ideia. “Um sonho em 2018, uma realidade em 2025”, celebrou o senador, destacando que o setor industrial gaúcho como um todo será beneficiado com a nova infraestrutura.

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Sem concorrência com Rio Grande

Ambos os parlamentares afastaram qualquer leitura de que o Porto Meridional concorra com o Porto de Rio Grande. Segundo Heinze, o novo terminal vem para somar. “Hoje temos um único porto no Rio Grande do Sul, enquanto Santa Catarina tem mais de sete, e ainda projeta a construção de outros três. Nós não somos contra Rio Grande, somos a favor do Rio Grande do Sul”, argumentou.

Koch reforçou que o novo porto vai suprir uma demanda reprimida. “O Porto é a grande chave de virada para a economia da região e uma alavanca importantíssima para o desenvolvimento do Litoral Norte e de todo o estado”, disse.

Apoio popular e benefícios logísticos

Durante a apresentação, Daniel Khol revelou que mais de 80% da população da região demonstrou apoio ao projeto, segundo diagnóstico recente. Outro ponto destacado foi a característica natural do calado da área escolhida, o que reduz a necessidade de dragagem a praticamente zero – um fator positivo do ponto de vista ambiental e financeiro.

O Porto Meridional é um empreendimento privado, idealizado por empreendedores da própria região, com o objetivo de abrir uma nova rota para o escoamento da produção gaúcha – parte da qual, atualmente, depende da infraestrutura de Santa Catarina.

Capacidade e estrutura

Quando concluído, o terminal portuário terá capacidade de movimentar anualmente cinco milhões de toneladas de carga sólida e granel, 800 mil toneladas de carga líquida, 1,8 mil toneladas de carga geral e até 300 TEUs – unidades equivalentes a contêineres de seis metros de comprimento por 2,5 metros de largura.

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