Se você se cansou das imagens do ChatGPT no estilo do Studio Ghibli, saiba que ainda há mais opções para gerar com o novo modelo de IA, incluindo Minecraft, LEGO, Dragon Ball, Naruto e muito mais!
No final de março, a OpenAI lançou uma atualização para o ChatGPT que viralizou com a geração de imagens no estilo dos filmes do Studio Ghibli. Mas o viral ChatGPT/Studio Ghibli também foi fonte de polêmicas. Artistas, desenvolvedores e analistas levantaram o debate sobre direitos autorais.
Por outro lado, a febre rendeu um número recorde de assinantes pagos do ChatGPT, resultando em problemas no servidor e na limitação temporária da ferramenta. Aliás, na última segunda-feira (31/03), Sam Altman, CEO da OpenAI, revelou em uma publicação no X que o ChatGPT ganhou um milhão de novos usuários por hora. No mesmo dia, a ferramenta ficou disponível nos modelos gratuitos do ChatGPT.

Diferentes estilos de cenário e cor da estética do Studio Ghibli que o ChatGPT consegue reproduzir nas imagens. Imagem: Giz Brasil
Altman, a propósito, deve estar rindo à toa com o hype de gerar imagens de anime, sobretudo do Studio Ghibli, pelo ChatGPT. Também na segunda-feira, a OpenAI recebeu um investimento de US$ 40 bilhões, quebrando o recorde de financiamento único de empresas tech e ficando atrás somente da SpaceX como empresa privada mais valiosa.
Já na terça-feira (1º), Sam Altman revelou que o próximo modelo de geração de imagens será ainda mais revolucionário. Em seguida, Altman publicou uma imagem no estilo de anime do Studio Ghibli gerada pelo ChatGPT.
Como a ferramenta ficou grátis e as questões de direitos autorais são bastante complicadas, o Giz Brasil preparou um guia de como gerar imagens em outros estilos além do Ghibli, como “Dragon Ball”, “Minecraft”, “Simpsons” e muito mais.
Mas, caso você também queira gerar as imagens com os traços do Studio Ghibli usando o ChatGPT, vamos incluir alguns prompts e exemplos também.
Gerando imagens no ChatGPT, começando pelo Studio Ghibli
Primeiramente, é importante frisar que o modo gratuito limita a geração de imagens. Quem assina o plano Plus do ChatGPT, que custa cerca de R$ 114,65, pode gerar quantas imagens quiser. A propósito, você pode usar uma foto existente ou descrever detalhadamente que o ChatGPT gera a imagem com traços de anime. Para criar uma imagem “original” o melhores prompts são:
- “Crie uma imagem [coloque a descrição desejada] com estética do estúdio Ghibli”
- “Gere uma ilustração digital [descrição] com estilo de animação do Studio Ghibli”
O GPT-4o, modelo responsável pela trend das imagens do Studio Ghibli, consegue refinar os resultados conforme as orientações dos usuários. Então, é possível ajustar e colocar mais detalhes.
Para criar e transformar versões de fotos existentes em imagens com o estilo do Studio Ghibli, basta subir a imagem no chat e utilizar este prompt: “Reestilize esta imagem no estilo do Studio Ghibli. Mantenha todos os detalhes”.
Assim, o ChatGPT usa somente os traços de anime do Studio Ghibli, mas mantém o cenário mais fiel possível. Veja o exemplo:

Imagem: Giz Brasil/Gerada por IA
Studio Ghibli e IA
O traço do Studio Ghibli é bastante característico e o ChatGPT conseguiu transformar qualquer foto em uma versão de anime que parecia ter saído das mãos de Hayao Miyazaki.
Para quem não conhece, o Studio Ghibli é um dos maiores estúdios de animação do mundo, fundado há 40 anos por Hayao Miyazaki e Isao Takahata. A dupla é responsável por clássicos como o “O Túmulo dos Vagalumes”, “Meu Amigo Totoro” e “Princesa Mononoke”.
Além disso, “A Viagem de Chihiro”, de 2001, e “O Menino e a Garça”, de 2023, ambos com direção de Miyazaki, venceram o Oscar de Melhor Animação. Takahata, que morreu em 2018, também recebeu indicações ao Oscar, mas nunca ganhou.
Ironicamente, a maioria dos filmes do Studio Ghibli são desenhados a mão, como mostra o documentário “Studio Ghibli: Reino de Sonhos e Loucura”, de 2013. O estilo Ghibli usa cores que remetem a uma estética alegre e com cenários com variações de tons e elementos de natureza.
Aliás, em 2016, ao ser apresentado a um sistema que utiliza IA para gerar imagens, Miyazaki afirmou que a técnica é “um insulto à vida”. Essa fala, que aparece em um documentário do mesmo ano, é usada fora de contexto, afirmando que o Studio Ghibli condena a geração de imagens do ChatGPT.

“O insulto à vida”. Imagem: Giz Brasil/Gerada por IA
O estúdio japonês não se pronunciou sobre o tema até a publicação desta matéria. Além disso, com a febre do Studio Ghibli passando e personalidade introvertida de Miyazaki, dificilmente haverá algum comunicado em relação ao ChatGPT.
E já que a trend do Studio Ghibli está chegando ao fim, vamos explorar outros prompts para gerar imagens em estilos de animação famosas.
Como gerar imagens de Dragon Ball e Naruto pelo ChatGPT
Como a trend começou com o Studio Ghibli, nada melhor do que Dragon Ball, o anime mais popular da história, para gerar imagens no ChatGPT.
No entanto, Dragon Ball esbarra em um problema que o Studio Ghibli, curiosamente, não enfrenta: o ChatGPT considera o anime como propriedade intelectual, então não é possível fazer diretamente.
Por outro lado, os prompts que conseguem gerar imagens de Dragon Ball são incrivelmente fáceis, como “transforme esta imagem usando o estilo de arte de Dragon Ball, mantendo todos os detalhes”.
Também serve: “transforme essa imagem em um anime shonen dos anos 1980 com traços de Akira Toriyama”.
Contudo, não espere que você se torne super sayajin na foto. O ChatGPT gera imagens com traços iguais ao de Dragon Ball, mas não usa os elementos do anime.
Em algumas imagens, o ChatGPT gera resultados próximos a animes genéricos, mas também é possível gerar imagens próximas ao traço de Naruto. Confira:

O fotógrafo atrás de Vini Jr. ganhou o colete dos ninjas de “Naruto” e o craque do Real Madrid aparece com a mesma expressão facial do protagonista do anime. Imagem: Giz Brasil/Gerada por IA
O prompt aceito pelo ChatGPT é o mesmo do Studio Ghibli: “reestilize esta imagem no estilo de Naruto. Mantenha todos os detalhes.”
“Os Simpsons” e “Family Guy”

Astronautas da Apollo 11 versão Family Guy. Imagem: Giz Brasil/Gerada por IA
Assim como Dragon Ball e ao contrário do Studio Ghibli, o ChatGPT se esbarra em copyright para gerar imagens dos “Simpsons” e de “Family Guy”.
O melhor prompt para conseguir transformar suas fotos em imagens com traços das duas séries aclamadas é citá-las diretamente. Por exemplo: “Transforme as pessoas desta imagem em personagens dos Simpsons/Family Guy”.
“Minecraft”
O prompt anterior também funciona para gerar imagens do jogo mais vendido de todos os tempos.
Aliás, o filme inspirado no universo de “Minecraft” estreou no Brasil na última quinta-feira (3), com Jack Black e Jason Momoa no elenco.
Nesta sexta-feira (4), a Microsoft completa 49 anos de fundação. Curiosamente, a Microsoft é a dona do Mojang, estúdio sueco que desenvolveu “Minecraft”. Além disso, a Microsoft é uma das primeiras maiores investidoras da OpenAI, sendo também a principal fornecedora de computação em nuvem.
Com a trend do Studio Ghibli no ChatGPT, analistas financeiros apontaram uma valorização da Microsoft porque a OpenAI precisa de maior desempenho para atender a demanda de geração de imagens.

Bill Gates e Paul Allen em uma das primeiras fotos da Microsoft versão Minecraft do ChatGPT. Imagem: Giz Brasil/Gerada por IA
Portanto, nada de Studio Ghibli: a homenagem à Microsoft será uma imagem gerada pelo ChatGPT no estilo de Minecraft.
O prompt é simples, similar aos anteriores, mas também é possível brincar com cenários. Por exemplo: “transforme as pessoas desta imagem em personagens de Minecraft. Use os cenários de Minecraft Dungeons no background”.
LEGO
Quanto mais marcante a referência, mais facilmente o ChatGPT transforma a imagem. O mesmo prompt do Minecraft, bem como “Simpsons” e “Family Guy”, funciona no ChatGPT para gerar imagens de LEGO. Ou seja: “transforme as pessoas desta imagem em personagens de Lego”.
Aliás, nada melhor que o momento mais legal do Brasil em 2025 para testar o prompt:
ChatGPT trata “Dragon Ball”, Studio Ghibli e “Simpsons” de formas diferentes, mas por quê?
O ChatGPT é consideravelmente melhor gerando imagens no estilo Studio Ghibli do que de “Dragon Ball”, “Family Guy” e outras obras que o Giz Brasil testou, como “Invencível”, “Street Fighter” e “Rick and Morty”.
Isso porque o traço do Studio Ghibli não chega a ser propriedade intelectual nos parâmetros que regulam a IA atualmente, facilitando a geração de imagens dos animes no ChatGPT.
Além disso, como você deve ter nesta matéria, muitas imagens do Studio Ghibli que o Giz Brasil gerou apresentam diferenças estéticas, como ilustrações genéricas que se inspiram nas obras do estúdio.

Exemplo de traço similar aos filmes do Studio Ghibli dirigidos por Isao Takahata. A maioria das imagens do Studio Ghibli que o ChatGPT gera são com traços similares aos filmes de Myiazaki. Imagem: Giz Brasil/Gerada por IA
Os outros exemplos, sobretudo “Minecraft” e “LEGO” se aproximam bastante da referência por serem únicos em termos estéticos.
Lei dos EUA dificulta gerar imagens “Simpsons” pelo ChatGPT
Ironicamente, o ChatGPT tem maior liberdade para gerar imagens de obras com traço e estética únicas, mas depende. Apesar de ser da Microsoft, “Minecraft” surgiu na Suécia, enquanto a Lego é dinamarquesa, seguindo, portanto, as diretrizes de copyright da União Europeia.
No caso dos “Simpsons” e “Family Guy”, o buraco é um pouco mais embaixo. A famosa “Lei Mickey Mouse” e como os EUA enxergam a proteção de direitos autorais dificultam a fidelidade de transformação dessas obras.

Imagem: Giz Brasil/Gerada por IA
As empresas também agem para proteger a reprodução de suas propriedades intelectuais. Mas, recentemente, o Japão aprovou uma lei que permite que IAs explorem trabalhos com copyright para “análise de dados” desde que não obtenham lucro pela ação.
Talvez, isso explique a facilidade de gerar imagens do Studio Ghibli no ChatGPT e também a dificuldade de fazer o mesmo com “Dragon Ball”, “Simpsons” e “Family Guy”.
Entretanto, apesar da lei do Japão, é praticamente impossível gerar qualquer imagem que envolva algo da Nintendo — surpreendendo zero pessoas.
The post Além do Studio Ghibli: ChatGPT também gera Dragon Ball, Minecraft e Naruto appeared first on Giz Brasil.