A saúde em Canoas segue gerando debates acalorados. A sessão ordinária na Câmara de Vereadores realizada nesta quinta-feira (3) jogou ainda mais luz ao tema. No decorrer da sessão, foram submetidos à votação dois requerimentos convocando uma sessão especial para audiência pública na área da saúde. Sendo um aprovado e outro rejeitado. A situação provocou divergências durante a sessão e pelas redes sociais de alguns parlamentares.
Foto: Reprodução
O requerimento aprovado (nº 71/2025), de autoria da Comissão Permanente de Saúde, traz uma solicitação mais restrita de convocados, sendo solicitada a presença dos secretários municipais Geral de Governo, da Saúde e da Fazenda. Ainda não há data marcada para acontecer a audiência. Segundo o vereador e presidente da Comissão, Dario Silveira, a sessão especial deve ocorrer nos próximos dias.
Já o requerimento rejeitado (nº 56/2025), de autoria do vereador Ezequiel Vargas (PL), incluía também a convocação de empresas contratadas na área da saúde pelo Município, do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), de profissionais da saúde e convidava a participação do prefeito Airton Souza (PL).
Com quatro ausências, a votação do requerimento (rejeitado) recebeu oito votos favoráveis e oito votos contrários. O voto de desempate foi dado pelo vereador Aloisio Bamberg (PSDB), que presidiu a sessão no lugar do parlamentar, em viagem, Eric Douglas (União Brasil).
Bamberg justificou a contrariedade ao requerimento alegando que “tenho todos os motivos para votar contrário à vinda do Simers”, disse.
Entre as principais justificativas, citadas pelos vereadores, para a rejeição do requerimento, está a inclusão de representantes do Simers na audiência e de que a solicitação deveria ter sido protocolada pela Comissão Permanente de Saúde, e não por único parlamentar.
Confira a votação
Votos favoráveis ao requerimento nº 56/2025: Ezequiel Vargas (PL), Rodrigo D`Avila (Novo), Cris Moraes (PV), Gabriel Constantino (PT), Emílio Neto (PT), Jefferson Otto (PSD), Neuza Rufatto (PSD) e Daurinei Alt (PSD).
Votos contrários ao requerimento nº 56/2025: Linck (Republicanos), Aloisio Bamberg (PSDB), Patricio (PSDB), Juares Hoy (PP), Jonas Dalagna (PP), Alexandre Gonçalves (PDT), Dario Francisco (União Brasil), Heider Couto (PL) e Giovanni Rocha (PSD).
Ausências: Alexandre Duarte (Republicanos), Leandrinho Moreira (PRD), Eric Douglas (União Brasil) e Abmael Almeida (PL).
Já o requerimento nº 71/2025 foi aprovado por unanimidade, sendo 16 votos favoráveis e quatro ausências.
Divergências
O vereador Ezequiel Vargas defendeu a convocação de empresas, entidades e profissionais da saúde. No entendimento do parlamentar, o debate necessita da participação de todos, não somente dos secretários municipais. Durante a sessão e pelas redes sociais, o parlamentar lamentou a rejeição do requerimento.
Em contrapartida, o vereador Dario Silveira lançou um vídeo nas redes sociais enfatizando a necessidade do requerimento a partir da Comissão Permanente de Saúde.
Confira os membros da Comissão Permanente de Saúde
Dario Silveira (presidente), Ezequiel Vargas, Aloisio Bamberg, Cris Moraes, Giovanni Rocha, Patricio e Leandrinho Moreira.