O Fliparacatu atua no cuidado das pessoas portadoras de deficiências invisíveis


Confira os símbolos utilizados para identificar cada uma delas e as formas de atuação da equipe do Festival O Fliparacatu reconhece que as deficiências podem ser visíveis ou invisíveis, e é uma prioridade garantir que todos os participantes sintam-se plenamente integrados e à vontade durante o Festival. Para isso, a equipe do evento tem profissionais especializados, preparados para oferecer suporte e assistência personalizada a quem precisar. Dessa forma, o tema da segunda edição do Fliparacatu, “Amor, Literatura e Diversidade”, torna-se ainda mais tangível, atuando para acolher pessoas com quaisquer deficiências, sejam elas quais forem.
Confira, abaixo, os símbolos de algumas das principais deficiências – visíveis e invisíveis:
Símbolos e ícones identificadores de deficiências visíveis e invisíveis
Divulgação/ Inclusão em Ação
É importante que esses símbolos sejam difundidos para que o público do Fliparacatu saiba como agir caso uma pessoa com deficiência precise de ajuda. Por isso, um quadro com os ícones indicados acima será espalhado nos lugares públicos, especialmente onde o Festival será realizado.
Confira, a seguir, algumas das propostas implementadas no 2.º Fliparacatu:
Equipe de Posso Ajudar? – Pessoal disponível para atender e acolher pessoas com deficiência(s) e demais visitantes do evento;
Libras: Equipe de intérpretes em língua brasileira de sinais nos ambientes de palestras;
Audiodescrição: Profissionais e material de audiodescrição em obras de arte e exposições. Os escritores e convidados também realizarão suas descrições no início de cada palestra;
Legendas alternativas: As redes sociais do Fliparacatu conta com descrições textuais na opção de texto alternativo.
Símbolos de deficiências: Placas com os símbolos das deficiências visíveis e invisíveis serão espalhados nos lugares onde o Fliparacatu será realizado.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.