Sapiranga inaugura hub que reúne talentos da inovação e tecnologia; saiba como participar

A partir da próxima segunda-feira (31), Sapiranga, no Vale do Sinos, vai contar com um espaço que promete revolucionar o ecossistema de inovação da cidade. O FLY.HUB já abre as portas com 6 empresas confirmadas e o edital segue aberto para novos interessados.

Empresa de marketing digital foi a primeira a se mudar para o FLY.HUB | abc+



Empresa de marketing digital foi a primeira a se mudar para o FLY.HUB

Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

VEJA TAMBÉM: Sapiranga abre edital para hub de inovação; veja os valores e como participar

A Empatia Marketing foi a primeira a se mudar para o espaço de negócios inovadores. A agência, especializada em consultoria e performance para e-commerce, aproveitou esta sexta-feira (28) para iniciar a operação na casa nova.

“Estar no meio de um ambiente tecnológico faz toda a diferença, teremos muita troca com outras empresas. Vamos aumentar o networking da empresa e os nossos clientes poderão obter outras soluções dentro do próprio hub”, conta o diretor da empresa de Sapiranga, Guilherme Gabe.

No total, o complexo tem 10 mil metros quadrados. A inauguração, na segunda-feira (31), contempla a fase 1 do projeto, que é cerca de 50% do espaço que fica na Avenida 20 de Setembro. A fase atual do hub conta com coworking, áreas privativas para empresas âncoras e residentes, arena multimídia, além de ambientes para eventos e reuniões.

A estrutura do prédio, na Avenida 20 de Setembro, foi mantida e com as adaptações e reformas ela se transformou em algo multifuncional, que reúne startups, empresas de tecnologia, universidades e talentos locais em um ambiente colaborativo.

CONFIRA: Rio Grande do Sul registra crescimento no número de startups e empregos em inovação; veja detalhes

Paulo Kayser e Jeferson Pinheiro no FLY.HUB | abc+



Paulo Kayser e Jeferson Pinheiro no FLY.HUB

Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

“Queremos entender agora as vocações do nosso hub e, depois, ir em busca de novos projetos. Não estamos engessados a uma medida e nem um tamanho, o FLY.HUB é um organismo vivo. Sapiranga foi por muito tempo conhecida pela atuação no calçado e estamos diversificando a matriz econômica da cidade. Muitos talentos acabam indo embora do município. Com o hub, vamos colocar os jovens na indústria com esta pegada da inovação e tecnologia. Sapiranga está em ebulição, está respirando tecnologia e inovação”, destaca o secretário de Indústria, Comércio e Tecnologia, Jeferson Pinheiro, que recebeu o ABCmais no espaço nesta sexta (28), ao lado do diretor da pasta, Paulo Kayser.

O edital para seleção de novas residentes, âncoras e também para utilizar outros espaços, como o de coworking, pode ser acessado neste link. A universidade Feevale, que já tem um polo de inovação junto ao prédio, estará inserida também dentro do hub e a ideia, conforme Pinheiro, é que mais universidades façam parte da iniciativa.

Outros atrativos

Segundo Paulo, um diferencial do hub é a ilha de inovação. Espaços são destinados à startups, com concessão gratuita de 12 meses, podendo ser renovado por igual período, limitado ao tempo máximo de 24 meses.

O FLY.HUB conta também com cafeteria, áreas de convivência, poltronas em diferentes locais, espaço multimídia que pode ser usado para gravação de podcasts, vídeos de Youtube, entre outros, além da própria secretaria que já está inserida no lugar. De acordo com o secretário Pinheiro, a área tem 100% de acessibilidade.

LEIA AINDA: SOUTH SUMMIT BRAZIL: Evento mundial de inovação divulga detalhes da programação 2025

Veja mais fotos do hub:



 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.