Gramadense inicia preparação para jogar a Divisão de Acesso do Gauchão

Trilhando o caminho para chegar até a elite no futebol estadual, o Centro Esportivo Gramadense inicia a preparação para jogar a Divisão de Acesso do Gauchão deste ano. Com um novo formato, a Série A2 do estadual promete ter muita competitividade e, para reforçar o elenco, 17 jogadores foram contratados pelo clube para a temporada.

Gramadense inicia preparação para a Divisão de Acesso do Gauchão



Gramadense inicia preparação para a Divisão de Acesso do Gauchão

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

A apresentação oficial do plantel – com os novos 14 jogadores já integrados – ocorreu na tarde da quarta-feira, dia 26. Na quinta, começaram os testes físicos e os treinamentos dos atletas profissionais do CEG. Com uma nova fotografia do time, o técnico Carlos Moraes destaca que o trabalho até o início da competição – marcado para 17 de maio – será para entrosar a equipe.

“A gente conseguiu montar um grupo bastante competitivo. Atuei ao lado da direção na indicação dos novos jogadores e eles vão agregar experiência aos mais jovens, porque jogaram campeonatos aqui no Estado e fora também. Estou muito feliz pela aceitação de todos ao que estou propondo para o clube”, reforça o treinador.

Novas regras

Novos atletas já integrados na equipe do CEG



Novos atletas já integrados na equipe do CEG

Foto: fotos Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

Com novas regras para este ano, o Acesso terá a participação de 16 clubes na etapa classificatória. Todos vão se enfrentar em turno único. Os oito melhores avançam e os dois piores serão rebaixados para a Terceirona. As quartas de final, semifinais e finais serão disputadas em jogos de ida e volta. O campeão e o vice têm vagas garantidas na primeira divisão do estadual de 2026.

O Gramadense sabe que terá 15 jogos na primeira fase do campeonato. Os confrontos serão com times de renome no cenário gaúcho. Além do CEG, vão disputar o Acesso: Brasil de Farroupilha, União Frederiquense, Inter de Santa Maria, Glória de Vacaria, Aimoré, Novo Hamburgo, Lajeadense, Esportivo, Futebol com Vida, Santa Cruz, Grêmio Bagé, Gaúcho, Real Sport Club, Veranópolis e Passo Fundo.

“Cada jogo vai ser uma decisão. Queremos estar preparados para a primeira partida e assim sucessivamente. Vamos colocar todos em alto nível de performance, nas questões físicas, técnicas e táticas. E, claro, principalmente, a questão psicológica. Teremos uma mudança bem significativa no time e vamos ver no dia a dia a evolução, com cada um buscando seu espaço”, reitera.

Carlos Moraes



Carlos Moraes

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

Carlos cita que a chegada dele ao clube representou uma quebra de paradigmas, garantindo o troféu da Terceirona do ano passado. Ele cita que percebe que o Gramadense está aberto à evolução e ao crescimento. “O clube me deu confiança para colocar as minhas ideias e indicações em prática. Agora, temos que transformar isso em resultados. Temos um triângulo com os jogadores, comissão técnica e direção e tudo precisa funcionar para termos uma equipe forte e competitiva”, acrescenta o técnico.

“Nada é impossível”

Ubiratã Oliveira



Ubiratã Oliveira

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

Conselheiro e chefe do Departamento de Saúde do clube, Ubiratã Oliveira pondera que a expectativa é sempre buscar as conquistas, apesar de admitir que o nível da competição será superior. “Vamos enfrentar times com tradição e que estão fazendo investimentos muito altos. A diretoria quis reforçar o grupo”, ressalta o médico, que é voluntário do CEG há 38 anos.

“A nossa meta sempre é vencer, ganhar o campeonato. Nada é impossível. A gente sabe das dificuldades de se manter no Acesso, mas vamos seguir no objetivo”, declara.

Ubiratã frisa que a área social do clube, com a formação esportiva gratuita a quase 1 mil crianças e jovens, é um dos orgulhos do Gramadense e que a equipe profissional precisa ser exemplo para essa garotada dentro e fora do campo. “Falei com os jogadores sobre isso e abordei pautas importantes, como o respeito às mulheres e o combate ao racismo”, diz.

Vestindo a camisa do clube

Rafael Compri



Rafael Compri

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

Entre os novos rostos do Gramadense, o lateral-direito Rafael Compri, de 29 anos. O atleta jogou na Divisão de Acesso no ano passado, no Glória de Vacaria, onde trabalhou com o técnico Carlos. Após a boa atuação, foi contratado pelo Caravaggio Futebol Clube para a primeira divisão do estadual catarinense.

“As expectativas são muito boas. Como conheço o Carlos, sei que o elenco vai propor um bom campeonato. É uma competição difícil, mas tem os clubes que surpreendem e que vai ser o caso do Gramadense”, atesta o lateral-direito, que iniciou a carreira na base do Santos e se profissionalizou em 2013.

Já o zagueiro Dieter Eninger, de 22 anos, é conhecido da torcida. O gramadense é formado nas categorias de base do CEG e teve o contrato renovado para mais esta temporada. “A nossa equipe é forte e promissora. Estamos bem confiantes”, atesta.

Dieter Eninger



Dieter Eninger

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

Dieter jogou o campeonato amazonense no ano passado e sabe bem como é encarar uma adaptação em uma nova cidade e clube. Por isso, reforça o acolhimento aos atletas que estão sendo integrados ao Gramadense. Entrega e comprometimento são as promessas ao torcedor para a temporada deste ano. “A equipe vai estar conectada com o objetivo, que é conquistar o acesso”, garante.

Elenco do Gramadense para a temporada

Goleiros
André Souza (contratado)
Maicon Wagner (remanescente)
Yuri Lemos (contratado)

Zagueiros
Dieter Eninger (remanescente)
Emanuel Ludke (remanescente)
Guilherme Bazzan (remanescente)
Léo Kanu (contratado)
Marlon Bica (contratado)

Laterais
João Parisotto (contratado)
Luiz Gustavo da Silva (contratado)
Marco Medeiros (remanescente)
Rafael Compri (contratado)
William Virgínio (remanescente)

Volantes/Meias
Diego Bazei (contratado)
Gaston Icardi (remanescente)
Igor Oliveira (remanescente)
Lucas da Silva (contratado)
Marco Antônio Camacho (remanescente)
Matheus de Moraes (contratado)
Matheus de Souza (contratado)
Thobias Fernandes (remanescente)

Extremas
Pablo Muller (remanescente)
Victor Hugo de Farias (remanescente)

Atacantes
Alisson Machado (contratado)
Gabriel Rebolatto (contratado)
Wilson de Paula (contratado)

Técnico: Carlos Moraes
Auxiliar técnico: Nícolas Prates
Preparador físico: Renato Beulke
Preparador de goleiros: Matheus Teixeira
Médico: Ubiratã Alves de Oliveira
Fisioterapeutas: Luciéli Tomazelli e Lucas Selau
Roupeiro: Guilherme Almeida
Supervisora geral: Sabrina Stein
Diretores de futebol: Lucas Roldo e Jorge Souza

Adicionar aos favoritos o Link permanente.