Em maio, Canela receberá um dos eventos mais aguardados do ano: o inédito Canela Light Fest, que promete transformar a Praça João Corrêa e área central em espetáculos de luz e arte. De 1º a 4, o festival reunirá esculturas luminosas, projeções, VJs e mapping digital, criando uma experiência visual imersiva para o público.
ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP!
Foto: Camille Laurent/Divulgação
O evento, inspirado no tradicional Fête des Lumières de Lyon, na França, busca unir tecnologia, interatividade e cultura. Além das obras de artistas renomados convidados para o evento, terão cinco artistas que foram selecionadas a partir de 14 projetos inscritos.
Parque Knorr reabrirá após um ano fechado em Gramado; veja o que está previsto para a área
São eles: Camille Laurent, São Paulo (SP), com Caminho de Luz; Cauê Maia, São Paulo (SP), com Poema Projétil; Hugo Horácio, Florianópolis (SC), com Rio que Sonha; Sarah Ahab, Aracaju (SE), com Araquém, Fios Expandidos; e Isabella Raposo, Rio de Janeiro (RJ), com Feminoscópio. Destes cinco, um receberá Menção Destaque de Novos Artistas, com votação de júri popular durante o festival.
Além das exposições, a programação inclui palestras, debates e momentos de troca entre artistas e público.
“Esse festival é uma realização muito importante dentro da cultura brasileira. Traremos para Canela o que já tem de melhor no mundo, em termos de festival de luzes. Teremos artistas que trabalham com luz, enquanto os outros festivais se atêm mais às projeções. Apresentaremos vários tipos instalações: esculturas com luz, videoinstalação e light design. Os projetos selecionados são muito bem-vindos e que para eles o festival seja um empurrão pra continuidade do trabalho e pra inserção deles no circuito da arte” afirma Daniela Bousso, curadora do evento.
CHOCOPÁSCOA GRAMADO: Evento inicia com Paradinha totalmente reformulada e sob nova direção
O Canela Light Fest tem realização privada via Lei de Incentivo à Cultura, com apoio institucional do município de Canela. O evento é totalmente gratuito e promete movimentar o turismo e a economia local, consolidando Canela como um polo de inovação e expressão artística.