Empreendimento de Gramado celebra safra recorde de olivas em 2025

Considerada um sucesso. Assim se pode definir a colheita das oliveiras, que iniciou no começo de março, no empreendimento do interior de Gramado, o Olivas. Apesar das adversidades climáticas enfrentadas ao longo de 2024 em todo o Estado, o parque conseguiu expandir a sua produção de azeitonas.

ENTRE PARA A COMUNIDADED O JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP!

Triagem das azeitonas é feita de forma manual



Triagem das azeitonas é feita de forma manual

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Foram 25 toneladas de frutos colhidos – 100% a mais do que no ano passado, quando atingiu-se 12 toneladas. O resultado representa um recorde em seis anos de colheita da empresa. O empreendimento iniciou o plantio em 2013, mas a primeira safra foi colhida em 2020.

CHOCOPÁSCOA GRAMADO: Evento inicia com Paradinha totalmente reformulada e sob nova direção

A retirada das azeitonas diretamente das árvores é feita de forma manual, processo executado por uma equipe de colaboradores do parque, com experiência na atividade, o que proporciona ainda mais cuidado e qualidade na produção dos premiados azeites.

Pioneiro em olivoturismo, o Olivas de Gramado conta com um pomar que ocupa 29 hectares área onde são cultivados 12,5 mil pés de seis variedades de azeitonas: as espanholas Arbequina, Picual e Manzanilla, as italianas Frantoio, Ascolana e a grega Koroneiki. “Tivemos uma safra incrivelmente produtiva, pois em regiões do Estado onde encontram-se as maiores áreas de plantio de oliveiras, infelizmente, pelo segundo ano seguido, houve quebra de safra, em razão de vários fatores locais”, comenta o azeitólogo e mestre-lagareiro do Olivas de Gramado, André Bertolucci.

“Diversos amigos produtores do Estado não colheram nada, ou muito pouco. No Olivas de Gramado, tivemos nossa safra recorde. É um crescimento expressivo, e que demonstra o potencial de produtividade dos nossos 29 hectares de olivais”, destaca.

Parque Knorr reabrirá após um ano fechado em Gramado; veja o que está previsto para a área

Os cuidados com o cultivo das oliveiras resultaram em safras premiadas, que colocaram os azeites produzidos pelo Olivas de Gramado entre os melhores do mundo, recebendo distinções em importantes competições e avaliações na Itália, Estados Unidos e Grécia.

“Nova Vindima”

Paralelo ao período de colheita, o Olivas de Gramado promoveu o 1º Festival do Azeite Nostra Oliva. O evento superou todas as expectativas consagrando-se como um novo atrativo turístico para a Serra gaúcha. Conforme entrevista ao ABCmais, Bertolucci havia informado seu desejo sobre a atração ser, no futuro, “uma nova Vindima”, a níveis de atratividade e promoção turística.

Realizada de 8 a 23 de março, a festividade atraiu visitantes e apaixonados pelo universo dos azeites. Foram oito dias com programação diversificada e interativa que proporcionaram ao visitante, experiências únicas como colher azeitonas do pé, vivenciar a etapa de extração e envase, além de desfrutar de atividades que o parque dispõe, como Imersão 360º, Degustação Sensorial Harmonizada de Azeites, Tour Rural com Expresso Olivas, Piquenique Toscano e Olivas Sunset.

Festival Saíra Encantada promove atrações neste final de semana para valorizar diversidade de culturas

Todas as datas com capacidade para 45 participantes cada esgotaram e uma nova turma foi aberta para o dia 22 de março. para que todos os clientes fossem atendidos. “Foi realmente surpreendente o sucesso de público, mídia e crítica na primeira edição do Festival do Azeite Nostra Oliva. Sabíamos que estávamos criando uma experiência até então inédita, para um público seleto, mas não tínhamos noção do grande número de pessoas que se dispuseram a vivenciar esta grande festa da colheita das olivas”, avalia Bertolucci, que também é sócio do Olivas de Gramado e diretor de turismo do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.