Nesta sexta-feira (28), cinco escolas de samba e quatro blocos carnavalescos vão desfilar por uma passarela do samba que está sendo instalada junto ao Portão 9 do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (Avenida Celina Kroeff), no bairro Novo Esteio.
Foto: Prefeitura de Esteio
Operários das empresas contratadas para a montagem das estruturas e servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) trabalharam, nesta quarta-feira (26), na preparação dos espaços. Enquanto uma equipa da SMOSU atuava no corte de gramas e na capina, outras se dedicavam às instalações elétricas e à limpeza do local. A pintura da pista, que dará mais destaque às agremiações ao destacar o colorido e o brilho de cada uma das escolas, será feita nesta quinta-feira (27).
Veja também: Aimoré apresenta uniformes, planos de sócios 2025 e inaugura novos espaços na sede
Promovida pela Liga das Escolas de Samba e Blocos de Esteio (Liesbe) com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), a festa começa às 20 horas, com a entrega das chaves da cidade para a Corte do Carnaval e o desfile do bloco formado por integrantes e convidados do Gabinete da Primeira-dama e do núcleo Esteio da Central Única das Favelas (Cufa).
Entrada solidária
A entrada para assistir aos desfiles será solidária, com a doação de um quilo de alimento não-perecível ou de ração animal. O estacionamento, que deve ser feito junto ao Portão 10, (Avenida Celina Kroeff), é gratuito.
Às 21h30, começam os desfiles dos blocos Filhos de Mandela, Império do Samba e Princesa Africana, agremiações que receberão R$ 3 mil pela participação. Depois, será a vez das cinco escolas de samba da cidade disputarem os troféus.
A primeira a entrar na passarela, às 23h45, será a Negritude, que falará sobre Ogum, um orixá guerreiro da Umbanda. Logo em seguida, será a vez da Acadêmicos de Esteio, que vai exaltar o sangue. Os desfiles seguem com a Salgueiro, que terá como seu enredo a marcha das mulheres negras, com a Unidos do Viradouro, que falará sobre Maria Bonita, a rainha do Cangaço, e com a Mocidade Independente do Jardim Planalto, que fecha as apresentações falando sobre o destino.
Leia também: 131ª Exposição de Orquídeas de São Leopoldo ocorre neste final de semana; confira
As escolas serão avaliadas em nove quesitos diferentes, todos eles valendo troféus individuais: bateria, samba-enredo, harmonia, tema-enredo, fantasia, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, alegoria e comissão de frente. As três primeiras colocadas receberão troféus. Cada agremiação receberá R$ 40 mil para a sua apresentação. O valor será repassado através de projeto cultural da Cufa/Esteio. O Desfile de Carnaval de Esteio tem produção da Veveta Produções, incentivo da Lei Rouanet do governo Federal e patrocínio da Elo.
Ônibus gratuito
O público que for assistir aos desfiles de Carnaval de Esteio terão transporte gratuito à disposição para ida e retorno ao Parque de Exposições Assis Brasil, onde ocorre o evento.
Para a ida, serão duas linhas:
- Linha Três Marias/Primavera: Saída às 18 e às 20 horas da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Maria Marques, com pontos de embarque, também, na Praça Cristal e na Emeb Maria Lygia.
- Linha Santo Inácio: saída às 19 e às 20 horas do Espaço de Eventos Rei Pelé
Para a volta, serão três linhas, com desembarque nos pontos regulares:
- Linha 4: saída às 2h, 3h e 4h do Parque Assis Brasil com parada final na Antena.
- Linha São José: saída às 2h, 3h e 4h do Parque Assis Brasil com parada final na esquina da Avenida Padre Claret com Rua Alberto Braun.
- Linha Volta Grande: Saída às 2h, 3h e 4h do Parque Assis Brasil com parada final na esquina da Av. Padre Claret com Rua São Luís.