O Jornal NH desta quinta-feira (27) é especial. A edição do dia vem com dois suplementos encartados: um alusivo aos 65 anos do jornal, comemorados em 19 de março, e outro é nada menos que a reimpressão da primeira edição. Um documento histórico que conta com o patrocínio da Doctor Clin.
Foto: Igor Müller/GES-Especial
Em 2010, quando celebrou seus 50 anos, o Jornal NH fez uma reimpressão da primeira edição. O produto se esgotou rapidamente e, desde então, leitores e colecionadores vinham pedindo que o jornal de 19 de março de 1960 fosse publicado mais uma vez.
Com mais tecnologia disponível e contando inclusive com recursos de inteligência artificial, a redação e a gráfica do Grupo Sinos conseguiram aprimorar o tratamento visual das páginas históricas. A impressão da capa é em duas cores, tal qual no dia do lançamento.
Quando circulou pela primeira vez, em uma manhã chuvosa de sábado, o Jornal NH destacou os mais variados assuntos da época. Entre eles, a duplicação da BR-2 (atual BR-116) e o aumento dos preços do leite e da passagem de ônibus.
A capa também falava da conclusão da abertura da Avenida 1º de Março e da viagem para a Alemanha do Coro Orfeônico Julio Kunz. A foto principal, de autoria de Alceu Feijó, era uma vista aérea da área central ainda com poucos edifícios.
Foto: Igor Müller/GES-Especial
Nas páginas internas, noticiário econômico com balanço da produção de calçados e noticiário político sobre apoio do PSD local na escolha do futuro presidente da República. No esporte, destaque para a “obra moderna” da construção da piscina da Ginástica e para a vitória do Floriano (atual Novo Hamburgo) sobre o Veronese por 3 a 1.
O noticiário social e cultural também era variado. O jornal trazia a programação dos três cinemas em atividade em Novo Hamburgo e detalhes do primeiro “Garden party” que seria realizado pela Sociedade Aliança. Na página policial a notícia era que “menores estavam se tornando audaciosos ladrões”.
Os espaços publicitários da primeira edição também ajudam a contar um pouco como era a vida naquela Novo Hamburgo de 1960. A Casa Floriano, por exemplo, trazia um “aviso aos elegantes” sobre a chegada de novas camisas. Já a Herzig, Adam & Cia apresentava a geladeira Admiral, “o mais espetacular refrigerador da América do Sul”.