Como diz a canção de Elis Regina, as “águas de março” costumam fechar o verão. No Rio Grande do Sul, este ano a virada para o outono foi marcada por tempo seco. A instabilidade tomará conta do território gaúcho nesta semana. Desta forma, a última semana de março será marcada por abafamento e risco de pancadas de chuva.
Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial
A MetSul Meteorologia explica que áreas de instabilidade avançam desde a madrugada desta segunda-feira (24) pelo Oeste. No decorrer do dia, o tempo fica instável também na Metade Norte do Estado.
O sol aparece entre nuvens e é esperado um aquecimento, com máximas acima de 32°C. Já entre a tarde e a noite, as nuvens aumentam e episódios de chuva poderão ocorrer no centro do Estado, Planalto, vales, Serra e divisa com Santa Catarina. Segundo a MetSul, a região metropolitana pode ter chuva, mas será irregular.
ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP
Na terça-feira (25), a instabilidade novamente pode alcançar os vales e região metropolitana, Serra e litoral norte. Não se afasta a possibilidade de raios, rajadas de vento e granizo. A mínima será de 19°C e máxima de 33°C.
Na quarta-feira (26), o sol aparece entre muitas nuvens e a instabilidade segue com potencial de pancadas de chuva na Metade Norte. As temperaturas variam entre 19°C e 32°C na Grande Porto Alegre.
LEIA TAMBÉM: BR-116: Entenda o que pode ter provocado acidente com caminhão que causou bloqueio total na rodovia
Entre a quinta (27) e a sexta-feira (28), um centro de baixa pressão atmosférica poderá dar origem a um ciclone no mar. Assim, ainda não é possível afirmar se o fenômeno causará chuva e vento forte. “De uma forma geral o tempo ficará instável nesses dias com potencial de chuva forte em alguns pontos e até mesmo tempestades”, adianta a MetSul.