A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anunciou a abertura de um processo seletivo destinado a estudantes estrangeiros em situação de refúgio ou vulnerabilidade.
A seleção também contempla migrantes beneficiados por políticas humanitárias do governo brasileiro. As inscrições são gratuitas e estarão abertas a partir do dia 10 de abril e vão até o dia 30.
Nesta primeira etapa do processo, serão disponibilizadas 45 vagas distribuídas entre 26 cursos de graduação da universidade.
- Unicamp oferece vagas para refugiados nos cursos de graduação; saiba mais
- Cadastre-se e Jogue Jeitinho brasileiro com rodadas a partir de R$0,20 na bet365
- Como reduzir o colesterol ruim e evitar doenças crônicas
- Campos do Jordão celebra o pinhão com festa gastronômica
Como se inscrever?
Os interessados deverão realizar a inscrição no site da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), responsável pela seleção. Clique aqui para acessar.
Durante o cadastro, é necessário escolher um curso e definir em qual idioma será realizada a prova: português, espanhol ou inglês.
Os candidatos também precisarão comprovar a conclusão ou a frequência em um curso de graduação e enviar documentação que ateste sua condição de refúgio ou risco.

Como será a seleção?
O processo contará com duas etapas. A primeira será uma prova online, marcada para o dia 18 de maio. Os candidatos deverão acessar a plataforma indicada no edital às 13 horas (horário de Brasília), e o exame terá início às 14 horas. A avaliação será composta por:
- Prova de Leitura e Interpretação de Textos (Plit): oito questões objetivas de leitura e interpretação;
- Prova de Conhecimentos Específicos (PCE): 12 questões objetivas relacionadas à área do curso escolhido (Ciências Humanas/Artes, Ciências Exatas/Tecnológicas ou Ciências Biológicas);
- Prova de Redação (PR): produção de um texto entre 1.400 e 2.000 caracteres.
Na segunda etapa, os candidatos passarão por uma análise curricular realizada pelas comissões de graduação de cada curso.
Quando sai o resultado?
A lista de aprovados será divulgada em julho pela Comvest. Os selecionados terão duas opções de ingresso.
Sendo elas: cursar, como alunos especiais, a disciplina de Língua Portuguesa para Estrangeiros no segundo semestre de 2025, ou iniciar diretamente no curso escolhido no primeiro semestre de 2026.