Manter horários regulares para as refeições pode reduzir o risco de obesidade

A obesidade é um dos maiores desafios da saúde global, aumentando os riscos de doenças como diabetes e câncer – iStock/Rocky89

Já imaginou que a hora em que você faz suas refeições pode ser tão importante quanto o que está no prato? A ciência confirma: o momento em que nos alimentamos influencia diretamente como queimamos calorias, sentimos fome e acumulamos gordura. Com essa informação, talvez seja hora de repensar aquele lanchinho da madrugada.

Pesquisadores estão descobrindo que reajustar o cronograma das refeições pode ser uma estratégia simples e eficaz para evitar o ganho de peso. Embora estudos anteriores já apontassem uma conexão entre o horários das refeições e o aumento da gordura corporal, novas pesquisas foram mais longe e desvendam os mecanismos biológicos por trás desse fenômeno.

 Experimento cronometrado

Para entender melhor essa relação, cientistas analisaram 16 pessoas com sobrepeso ou obesidade. Cada participante passou por dois cenários distintos durante seis dias, com intervalos de descanso entre eles. Antes do estudo, seus padrões de sono e alimentação foram rigidamente controlados.

No primeiro cenário, eles seguiram um cronograma tradicional:

  • Café da manhã: 9h
  • Almoço: 13h
  • Jantar: 18h

No segundo, todas as refeições foram adiadas:

  • Primeira refeição: 13h
  • Última refeição: 21h 
  • Durante ambas as fases, os cientistas coletaram amostras de sangue e monitoraram os participantes para observar as respostas do organismo.

O perigo de comer tarde

Os resultados foram reveladores: ao se alimentar mais tarde, os níveis de leptina (hormônio da saciedade) dos participantes ficaram mais baixos, tornando a fome mais persistente. Além disso, a queima calórica foi reduzida, enquanto genes ligados ao armazenamento de gordura foram ativados, favorecendo o acúmulo de tecido adiposo.

O próximo passo dos pesquisadores é ampliar o estudo, incluindo mais mulheres (apenas cinco dos 16 participantes eram do sexo feminino) e investigando como o sono interage com os horários das refeições para afetar esses processos.

Chave para a Prevenção da obesidade

A obesidade é um dos maiores desafios da saúde global, aumentando os riscos de doenças como diabetes e câncer. No entanto, este estudo sugere que um ajuste tão simples quanto antecipar suas refeições pode melhorar três pilares essenciais do metabolismo: o controle da fome, o gasto energético e o armazenamento de gordura.

Se mudar o que você come parece difícil, que tal começar mudando quando você come? Pequenos ajustes podem fazer uma grande diferença para sua saúde!

Outras dicas de saúde na Catraca Livre 

Estudos recentes indicam que q meditação aumenta a massa cinzenta do cérebro, especialmente em áreas relacionadas à aprendizagem, memória, regulação emocional. A prática pode ser a chave para melhorar a função cognitiva, atenção, memória, humor e reduzir níveis de estresse. Afinal, o que meditação é capaz de fazer com o seu cérebro?
 
 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.