Carro da Tesla não detecta “muro invisível”? Assista teste de youtuber

A Tesla está planejando lançar uma versão sem supervisão de seu sistema de direção autônoma, ainda em 2025. A abordagem da empresa, no entanto, é bastante controversa, já que seus veículos contam apenas com um conjunto de câmeras para mapeamento de vias e visualização de obstáculos e pedestres.

Outras montadoras utilizam, além das câmeras, uma série de sensores LiDAR, úteis em situações de baixa visibilidade, como sob intenso nevoeiro, por exemplo. Elon Musk, CEO da companhia, já chegou a chamar esta abordagem de “estúpida” e “até mesmo “desnecessária”.

Pesquisadores e especialistas discordam do bilionário e julgam o sistema utilizado pela Tesla “perigoso”. A empresa espera utilizar sua tecnologia em uma frota de táxis autônomos que, de acordo com Musk, estarão rodando em algumas capitais americanas ainda neste ano, mas tornar isso possível é mais complicado do que parece.

O ex-engenheiro da Nasa Mark Rober publicou um vídeo realizando testes com veículos elétricos para averiguar se era possível “enganá-los”. Primeiro, o youtuber verificou o comportamento dos sistemas de frenagem de emergência de um Tesla e um Lexus simulando uma situação em que há uma criança na via.

Como é possível observar no vídeo abaixo, o SUV conseguiu parar a tempo e não atingiu o manequim, o que não ocorreu com o automóvel da Tesla. O veículo da montadora chefiada por Elon Musk atravessou o manequim sem nenhum sinal de tentativa de frenagem.

IA preguiçosa: Chatbot se rebela e manda usuário executar tarefa sozinho

Samsung lançará fones com tecnologia de condução óssea

O Tesla também não passou nos testes quando a foram simuladas condições de névoa ou chuva intensa. Além disso, o carro acabou atravessando uma parede “invisível”, uma estrutura com uma imagem que simulava a continuação da rodovia — algo semelhante ao que o Coiote faria para capturar o Papa-Léguas.

O Lexus, por sua vez, passou em todos os testes sem nenhum problema. A principal diferença no sistema de navegação dos dois veículos é, justamente, os sensores LiDAR, que, conforme os testes de Rober mostram, oferecem uma camada maior de segurança para condutores dos veículos.

A empresa de Musk enfrenta algumas ações na justiça que acusam o sistema de direção autônoma de ter falhado em acidentes de trânsito, inclusive envolvendo fatalidades. A Tesla, mesmo com toda essa polêmica, segue confiante com a possibilidade de ter seu “full self-driving” aprovado por autoridades americanas muito em breve.

The post Carro da Tesla não detecta “muro invisível”? Assista teste de youtuber appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.