Em parceria com a agência Monks, a Puma lançou um nova campanha que pode revolucionar o marketing e a publicidade. Isso porque o comercial foi completamente criada pela IA (Inteligência Artificial).
Nem mesmo o processo criativo teve participação humana, mas apenas de diferentes ferramentas da tecnologia, desde o briefing até a edição. Ou seja, o vídeo não foi gerado a partir de prompts escritos, como costuma funcionar com a maioria das atuais IAs genrativas. Sem interferir na criação, alguns profissionais humanos participaram apenas da supervisão para a curadoria de conteúdo.
Para isso, a agência desenvolveu um sistema com diferentes grupos de agentes de IA, que receberam treinamento para desempenhar tarefas específicas, quase como profissionais humanos. O processo inteiro levou apenas cinco semanas. O desenvolvimento contou com o uso das ferramentas Cosmo da NVIDIA, Llama da Meta, geração de imagens Flux e tecnologias da Runway.
Alguns deles desenvolveram conceitos iniciais, enquanto outros selecionaram as melhores ideias de acordo com o público. Já outro grupo adaptou os conceitos para roteiros e, em seguida, outros agentes transformaram esses roteiros em imagem e vídeo.
O comercial apresenta atletas praticando esportes, com a exibição de um tênis da Puma ao final. No entanto, contém alguns erros comuns de inteligência artificial, como a quantidade errada de dedos nos personagens. O vídeo ainda passará por novos ajustes para comparar o desempenho com campanhas tradicionais da marca.
O trabalho faz parte de uma parceria entre a Monks e a NVIDIA. A agência, aliás, já anunciou planos com 150 engenheiros para desenvolver modelos de IA generativa personalizados. A empresa também está desenvolvendo sistemas semelhantes para clientes como Google, General Motors e BMW.
Assista o comercial IA abaixo:
Com informações da B9.
The post Puma lança comercial 100% feito por “exército” de IAs; assista appeared first on Giz Brasil.