Lençóis Maranhenses: conheça cinco curiosidades do agora Patrimônio Natural da Humanidade


Criado em 1981, o local tem a confluência entre Cerrado, Caatinga e Amazônia, contando com lagoas cristalinas que ficam entre as dunas e são perfeitas para um banho refrescante após uma caminhada nas areias. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
TV Mirante
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi declarado nesta sexta-feira (26) como Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), sendo o único representante do Brasil. Com uma área de mais de 155 mil hectares, o parque fica localizado no Nordeste do estado do Maranhão, a cerca de 250 km da capital São Luís.
Criado em 1981, o local tem a confluência entre Cerrado, Caatinga e Amazônia, entre dunas e lagoas cristalinas, que são perfeitas para banhos refrescantes após uma caminhada nas areias.
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o terceiro parque mais conhecido do Brasil, de acordo com a pesquisa “Parques do Brasil – Percepções da População”, realizada pelo Instituto Semeia.
As principais cidades que dão acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão, mas também é possível chegar ao local pelos municípios de Humberto de Campos e Primeira Cruz. Os aeroportos com voos comerciais mais próximos são os localizados em São Luís/MA (SLZ) e Parnaíba/PI (PHB).
Municípios que abrigam os Lençois Maranhenses
g1
Confira abaixo 5 curiosidades sobre o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
1 – Por que Lençóis Maranhenses?
Depois de saber que o lençol freático está a apenas 3 metros de profundidade, você poderia achar que o nome do parque se origina por conta disso. Mas não. O nome tem origem mesmo na aparência das dunas, que vistas do alto, parecem lençóis amassados.
2 – A cidade de São Paulo cabe dentro do Parque
O Parque dos Lençóis Maranhenses tem 155.000 hectares, ou seja, 1550 quilômetros quadrados. Para explorar toda essa região, é preciso dedicar de 7 a 10 dias de viagem. Seria possível colocar a cidade inteirinha de São Paulo dentro do parque.
3 – São mais de 36 mil lagoas no Parque
Na época das cheias, entre janeiro e março, o parque chega a ficar com mais de 36 mil lagoas em toda a sua extensão.
4 – É possível visitar o Parque à noite?
É possível passar a madrugada toda no parque. A temperatura cai um pouco mas não chega a ficar desagradável. Se você pegar a lua certa, você vai achar que é dia! Mas em compensação, se não tiver lua, o céu vira um tapete incrível de estrelas por não ter quase cidade nenhuma por perto. Vale a pena o passeio!
5 – Atins é a nova Jericoacoara
Atins é um povoado do parque que fica na beira da praia. Ele é conhecido como um paraíso para os kitesurfistas, por dunas, rios e mares e também pelas condições do vento e suas belezas naturais. Por ali, muitos empresários já compraram seus imóveis para investir. É realmente um paraíso natural e ótimo para conhecer!
Título da Unesco
Nesta sexta-feira (26) ocorreram os debates do comitê para a defesa da candidatura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ao título de Patrimônio Natural da Humanidade. O governador do Maranhão, Carlos Brandão, fez um pronunciamento de dois minutos à mesa no início dos trabalhos sobre as nomeações para a lista do Patrimônio Mundial, apresentando os motivos que fazem o Parque dos Lençóis Maranhenses merecer essa conquista.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, fez um pronunciamento de dois minutos à mesa no início dos trabalhos sobre as nomeações para a lista do Patrimônio Mundial.
Reprodução/ UNESCO
Depois da avaliação feita pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o Parque dos Lençóis Maranhenses garantiu o título de Patrimônio Natural da Humanidade, sendo o único representante do Brasil na lista
Adicionar aos favoritos o Link permanente.