300 mil artistas, delegações de barco e tour por marcos turísticos: saiba como será a Cerimônia de abertura das Olimpíadas no rio Sena


Cerimônia que dá início aos Jogos Olímpicos de Paris acontece nesta sexta-feira (26), às 14h30. Cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris será ao longo do rio Sena.
Agustin Marcarian/Reuters
A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 é o grande evento desta sexta-feira (26). A celebração que dá início oficial aos jogos começa às 19h30 (14h30 em Brasília) e termina às 23h, com a tocha olímpica acesa. Desta vez, o cenário será o rio Sena, cartão postal da cidade.
A proposta do evento é de celebrar a cultura, a história e o patrimônio francês. Durante o espetáculo, atletas entrarão em barcos, fazendo um percurso de 6 km que passa pelos principais monumentos parisienses, como a Igreja de Notre-Dame, o Museu do Louvre e a Praça da Concórdia.
Veja como devem ser as apresentações musicais na abertura
Como será a cerimônia?
Essa é a primeira vez na história em que a cerimônia acontece fora de um estádio e ao ar livre. O evento no Sena foi planejado para ser “aberto ao maior número de pessoas possível”, afirma o site oficial das Olimpíadas.
“A cidade inteira se transformou em um vasto estádio olímpico. O Sena representa a pista, e o cais, as arquibancadas dos espectadores.”
Reproduções de obras de arte decoram o rio Sena às vésperas da abertura.
Reprodução/Vadim Ghird/AP
Mais de 90 barcos vão transportar cerca de 7 mil atletas, de 206 delegações. A Grécia abre o desfile, como é tradição, e a França encerrará a passagem. O Brasil será o 29°.
Chove há alguns dias em Paris, mas a previsão é de que haja uma trégua na hora da cerimônia. Mesmo assim, a organização já afirmou que a chuva não atrapalharia os planos.
Quais serão os espetáculos?
Os detalhes sobre a cerimônia são mantidos em segredo. O que se sabe é que serão 400 bailarinos e 3 mil artistas ao longo das pontes, margens do rio e até telhados dos monumentos. “Não haverá uma única ponte em Paris sem alguns dançarinos”, disse o coreógrafo Maud Le Pladec à imprensa global em junho.
Além disso, atletas de skate e BMX devem fazer acrobacias aéreas.
A cerimônia será uma “homenagem à criatividade [da França] na ficção científica, literatura, cinema, videogames e quadrinhos”, adiantou o diretor artístico Thomas Jolly à Variety.
A organização espera 300 mil espectadores e 100 chefes de Estado e de governo. Pela TV, a previsão é de cerca de um bilhão de telespectadores em todo o mundo.
Quem vai se apresentar?
A americana Lady Gaga e a canadense Celine Dion foram avistadas na cidade de Paris e são os principais nomes especulados, de acordo com a NBC. Elas estariam escaladas para interpretar clássicos de Édith Piaf.
A cerimônia também deve contar com grandes artistas franceses. De acordo com o jornal britânico “The Guardian”, a cantora pop e rapper Aya Nakamura, que é a artista mais ouvida da França atualmente, está entre os principais nomes cotados.
A organização diz que as apresentações representarão o “grande espectro de estilos musicais” do país. “A França é Édith Piaf, é ópera, é rap”, disse o diretor artístico à revista “Time”.
Paris vai realizar amanhã a primeira cerimônia de abertura de Olimpíadas fora de um estádio
Adicionar aos favoritos o Link permanente.