PAC: Governo anuncia obras para mobilidade urbana e prevenção de desastres naturais

Nova rodada do PAC Seleções prevê recursos para metrôs e trens, além de projetos de saneamento, abastecimento de água e drenagem. Números não foram detalhados. O governo federal anunciou nesta sexta-feira (26) projetos de mobilidade urbana, saneamento básico, abastecimento de água e drenagem que receberão recursos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).
Os projetos entraram no PAC Seleções, braço do programa de infraestrutura que escolhe projetos sugeridos pelas prefeituras e governos estaduais.
O governo informou que as propostas escolhidas poderão alcançar até 258 municípios que ficam em regiões metropolitanas com mais de 3 milhões habitantes, além de outros 56 municípios com mais de 300 mil de habitantes.
As obras de drenagem visam evitar enchentes causadas por chuvas intensas, a exemplo da catástrofe que ocorreu no Rio Grande do Sul em maio.
Segundo governo, os projetos de esgotamento sanitário serão executados para ampliar o acesso e melhorar serviços de coleta e tratamento de esgotos em áreas urbanas. O Marco Legal do Saneamento prevê atender 90% da população brasileira com coleta e tratamento até 2033.
Outra leva de obras prevê ampliar o abastecimento de água nas cidades também a fim de cumprir o Marco Legal do Saneamento, que projeta levar água potável à 99% dos brasileiros até 20233.
O governo também informou que os projetos de mobilidade contemplados estão metrôs, trens, VLTs e BRTs, além de corredores, faixas exclusivas, centros operacionais, terminais e estações. Os projetos incluem infraestrutura para ciclistas e pedestres.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.