Fotógrafo registra salto sincronizado de baleia com o Pão de Açúcar e viraliza: ‘Foto da vida’


Especialista em fotos fine art, Humberto Badine contou ao g1 como foi a preparação para fotografar as baleias que passam pela cidade durante a época de migração da Antártica para o Nordeste brasileiro. Fotógrafo registra salto sincronizado de uma baleia com o Pão de Açúcar e viraliza: ‘Foto da vida’
Humberto Badine
A sincronia perfeita entre a baleia jubarte e o Pão de Açúcar em um clique. Foi assim que o fotógrafo Humberto Badine definiu a imagem que ele fez durante um passeio de barco na região da praia de São Conrado, na Zona Sul do Rio, na última segunda-feira (24).
Humberto classificou o registro como “a foto da vida”. E não é pra menos. A imagem mostra a imponente baleia saltando em águas cariocas, com o Morro do Pão de Açúcar ao fundo. Menos de um dia depois de postar a foto em suas redes sociais, Humberto recebeu mais de 170 mil curtidas.
“Foi uma experiência incrível. Tô até agora sem acreditar. Não só por ter conseguido essa foto incrível da baleia com o Pão de Açúcar, com a baleia saltando, mas pela experiência de ficar ali próximo das baleias e ver elas imensas saltando e nadando”, contou Humberto.
Baleia passeia pelo mar carioca e é fotografada na Zona Sul
Humberto Badine
Especialista em fotos para quadro ‘fine art’ (obras de arte criadas para atingir um nível estético de excelência), Humberto contou ao g1 como foi a preparação para fotografar as baleias que passam pela cidade durante a época de migração da Antártica para o Nordeste brasileiro.
“É muito incrível e gratificante. Uma experiência que eu recomendo a todos. Vai ficar na memória, sem dúvida, e com essa foto ta eternizado”, completou o fotógrafo.
Estudo e algumas tentativas
Quem olha a foto incrível feita por Humberto pode imaginar que o resultado foi um ato de pura sorte. Contudo, o fotógrafo revelou que desde o ano passado vem tentando capturar a melhor imagem.
Saiba como ver baleias-jubarte na costa do Rio bem de pertinho
Para o clique perfeito, Humberto estudou sobre a época de migração das baleias. Esses gigantes do mar realizam uma jornada de 10 mil quilômetros, até as águas quentinhas de Abrolhos, no litoral baiano, com o objetivo de chegar ao lugar ideal para a procriação. A passagem pelo Rio de Janeiro acontece entre junho e agosto.
“Fotografar as baleias é sempre uma emoção muito grande. A primeira vez que eu fotografei foi ano passado, quando eu também fiz um passeio para fazer esse avistamento das baleias. Só que foi muito difícil de fotografar, pelas condições do mar”, comentou.
“Eu comecei a estudar mais as baleias, descobri que elas tem essa rota migratória todo ano. Esse ano eu já me preparei desde o início da temporada e to tentando fotografar. Com uma ou duas semanas, fiz as baleias jubartes juntas, mas ainda não tinha conseguido fotografar”, relembrou.
No dia da foto ideal, Humberto saiu da Ilha da Coroa, na região do Quebra Mar, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Junto com a empresa RioBolt, ele pegou um barco e seguiu mar adentro. O primeiro contato com as baleias nesse dia aconteceu com 15 minutos de passeio.
“Em 15 minutos de passeio nós avistamos algumas baleias, mas elas estavam tímidas. Elas não estavam saltando, mas já conseguimos fazer algumas fotos”.
“Depois fomos em sentido a praia de São Conrado, onde vimos mais baleias assim pulando. Não era tão próximo a praia, mas era na direção da praia de São Conrado”.
Baleia é fotografada no Rio de Janeiro
Humberto Badine
A emoção pelo registro foi instantânea. Humberto sabia que tinha conseguido uma bela imagem. Mas a confirmação só veio depois, quando viu a sincronia perfeita entre a baleia e um dos principais cartões postais da Cidade Maravilhosa.
“Até agora sem acreditar que consegui registrar esse momento tão mágico da natureza! Obrigado meu Deus por esse privilégio”, escreveu o fotógrafo na postagem em suas redes.
Humberto começou sua carreira profissional em 2018, mas foi em 2020, quando se mudou para o Rio, que virou um especialistas em fotos artísticas, utilizadas em quadros de decoração. E a cidade virou seu principal cenário. Atualmente, Humberto tem fotografias espalhadas por mais de 20 países, a maioria delas mostrando as belezas cariocas.
“Minha especialidade são as fotografias do Rio de Janeiro. Então poder fotografar uma baleia com um ícone do Pão de Açúcar foi surreal”, comentou.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.