NASA anuncia como trazer amostras de Marte, mas decisão será de Trump

Após descartar o projeto original em abril de 2024, a NASA apresentou duas novas opções para trazer as amostras do solo de Marte, coletadas pelo rover Perseverance em 2022. Porém, a agência vai deixar a decisão no colo de Trump.

A menos de duas semanas de deixar o cargo, o administrador da NASA, Bill Nelson, revelou uma alternativa mais barata e mais rápida de trazer as amostras de Marte. Na última terça-feira (7), Nelson apresentou uma revisão do projeto inicial. Isso após consultar líderes da indústria espacial para criar uma solução mais barata para trazer as amostras na próxima década.

Uma das alternativas consiste no sistema de pouso similar ao do Perseverance. A outra opção seria terceirizar a missão para a indústria aeroespacial privada. No entanto, Bill Nelson fez questão de ressaltar que a decisão final sobre a nova missão será de responsabilidade do próximo administrador da NASA indicado pelo governo Trump.

Além disso, Bill Nelson afirmou que a NASA não vai conseguir trazer as amostras do solo de Marte antes de 2040 devido à redução no custo, mas a decisão será de Trump. “A decisão sobre como financiar o transporte das amostras será do próximo governo”, disse Nelson, que deixará o cargo no próximo dia 20. O custo da missão caiu de US$ 11 bilhões para US$ 8 bilhões, segundo a NASA.

Leia também: China atropela NASA e pode trazer rochas de Marte para Terra antes dos EUA

Vale lembrar que Donald Trump escolheu o bilionário Jared Isaacman para comandar a NASA durante seu governo.

Isaacman foi o primeiro civil a realizar uma caminhada espacial e possui fortes vínculos com a indústria aeroespacial privada, sobretudo com a SpaceX. O empresário realizou duas missões espaciais a bordo de naves da empresa de Elon Musk.

Musk, por sua vez, é bastante próximo do novo presidente. Desse modo, o magnata pode influenciar a política de “resultados e rapidez” do próximo governo Trump em relação aos programas da NASA, trazendo as amostras de Marte ainda na próxima década.

Isso porque os planos de Trump – e de Elon Musk – visam acelerar as missões da NASA para enviar astronautas à Lua e, posteriormente, a Marte. Ambas as missões contam com um papel relevante da SpaceX.

 

The post NASA anuncia como trazer amostras de Marte, mas decisão será de Trump appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.