The Last of Us Part 1: patch adiciona AMD FSR 3.1 Super Resolution e Frame Generation

A Naughty Dog lançou na última sexta-feira (24) o patch 1.1.4 para The Last of Us Part I no PC. Entre as principais novidades estão o suporte ao AMD FSR 3.1 Super Resolution e à tecnologia Frame Generation, além de correções de bugs e ajustes gerais no jogo.

O suporte ao AMD FSR 3.1 atualiza a versão anterior, que havia sido implementada em março de 2024 com o AMD FSR 3.0. Esta nova versão traz avanços significativos, como melhor estabilidade temporal, redução de artefatos visuais (como cintilação e “ghosting”).

The Last of Us Part I AMD FSR 3.1
Imagem: Steam/Reprodução

Além disso, a adição do recurso de Frame Generation promete um ganho perceptível na taxa de quadros, agora com a tecnologia mais atualizada do FSR 3.1.

Vale lembrar que o FSR 3.1, por padrão, permite que os jogadores usem a sua tecnologia de geração de quadros com outra tecnologia de upscaling. Dessa forma, usuários com placas RTX 30, por exemplo, podem usar o DLSS para upscaling e FSR 3.1 para a geração de quadros em conjunto em The Last of Us Part I.

Isso foi implementado nos ports mais recentes de jogos da PlayStation para PC e nos jogos da Insomniac e agora está disponível para The Last of Us também.

Correções e melhorias

Além das novas funcionalidades gráficas, o patch aborda problemas recorrentes em algumas áreas específicas do jogo:

  • Hometown: corrigido um problema de renderização que podia surgir em televisores ao usar NVIDIA DLSS ou AMD FSR.
  • The University: corrigida uma falha ao interagir com geradores enquanto inimigos ainda estavam presentes.
  • Bus Depot: resolvido um erro onde a lanterna de Joel permanecia acesa ao inspecionar certos artefatos, mesmo sob luz solar direta.

Ajustes de acessibilidade

Outro ponto de atenção da atualização foi a correção de um erro no recurso de texto para fala (Text to Speech), que não lia a tecla “M” quando atribuída a uma função.

The Last of Us Part I AMD FSR 3.1
Imagem: Steam/Reprodução

O patch 1.1.4 chega em um momento de expectativas para os fãs, já que o lançamento de The Last of Us Part II Remastered no PC está programado para daqui a pouco mais de dois meses.

Ja esperamos que o próximo título já incorpore melhorias vistas do Part I, incluindo o suporte ao AMD FSR 3.1, além de um foco maior na otimização desde o lançamento, algo que foi amplamente criticado na chegada inicial de The Last of Us Part I ao PC.

Ao menos, para a versão de PC de The Last of Us Part II, a desenvolvedora Nixxies está fazendo parte do trabalho desse port, o que não era o caso para o Part I. A Nixxies foi a responsável por algumas das melhores versões de jogos para PC, como os da Insomniac Games.

Fonte: Steam News.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.