A mini-lua da Terra era provavelmente um pedaço da nossa Lua

No final de 2024, a Terra teve a companhia de uma “mini-lua”, que foi alvo de vários estudos enquanto esteve por aqui. Agora, foi revela que a rocha era, na verdade, um pedaço da nossa Lua.

O estudo foi publicado no último dia 14, por cientistas de Universidades dos EUA e da NASA, revelando que um impacto na superfície da Lua arremessou a “mini-Lua” para longe do satélite. De acordo com o estudo, esse impacto ocorreu há dezenas de milhares de anos e a “mini-lua” não é o único pedaço da Lua que se deslocou para a Terra.

“Nós já tínhamos uma noção de que este asteroide poderia ser um pedaço da Lua, mas a prova concreta foi quando descobrimos que o objeto era rico em silicatos encontrados em amostras de rochas lunares”, afirma Teddy Kareta, astrônomo do Observatório Lowell e principal autor do estudo.

Segundo o cientista, as análises do estudo identificaram que a “mini-lua” não está vagando pelo espaço por muito tempo. E por “muito tempo”, Kareta quer dizer “alguns milhares de anos”.

“A falta de intemperismo espacial teria causado um desvio para o vermelho no espectro da rocha”, explica o astrônomo. Kareta comparou os padrões de luz que a rocha refletia com outras superfícies extraterrestres. Dessa forma, ele descobriu uma correspondência entre os grãos de silicato da “mini-lua” e os da nossa Lua que o Programa Apollo trouxe à Terra.

Além disso, a trajetória da mini-lua durante seu encontro com a Terra também foi uma evidência de sua origem. No entanto, a trajetória também foi motivo de debate envolvendo o termo “mini-lua”, já que o objeto não entrou na órbita terrestre.

Mas, desde quando astrônomos espanhóis descobriram o 2024 PT5, em agosto do ano passado, o termo “mini-lua” se tornou popular em contextos acadêmicos ou cotidianos. Agora, com o estudo identificando a rocha como um pedaço da Lua da Terra, o termo “mini-lua” se encaixa perfeitamente.

The post A mini-lua da Terra era provavelmente um pedaço da nossa Lua appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.