Natal Luz de Gramado movimenta público de 2 milhões de pessoas em 88 dias de evento

Gramado viveu 88 dias de clima de Natal. Entre outubro de 2024 e janeiro de 2025, o município se tornou a casa do Papai Noel, reforçando o título de maior evento natalino do Brasil. Durante o período, mais de 2 milhões de pessoas estiveram na cidade, conforme dados das praças de pedágio administradas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).

TURISMO: Gramadotur projeta fomentar internacionalização dos eventos da cidade

Gramado recebeu mais de 2 milhões de pessoas durante o Natal Luz



Gramado recebeu mais de 2 milhões de pessoas durante o Natal Luz

Foto: Cleiton Thiele/SerraPress/Divulgação

Em um ano em que o Estado viveu a maior tragédia climática da história, ocasionando queda no fluxo de turistas e o fechamento do aeroporto Salgado Filho, o número é comemorado pela autarquia municipal de turismo, a Gramadotur.

“A Gramadotur cumpriu seu papel, o seu objetivo, que é fomentar a vinda de turistas. Nós vendemos mais ingressos do que tínhamos planejado. Foi incrível”, ressalta a presidente Rosa Helena Volk. “A ida do desfile de Natal para o Centro foi fantástica, um alento à comunidade. Era fundamental fazer essa boa entrega, em um ano de crise”, pondera.

TURISMO NA SERRA: Campanha solidária de parque no interior de Gramado concede desconto a moradores da região

O número de ingressos comercializados não foi divulgado ainda, pois a autarquia está finalizando os processos de reembolso, devido ao cancelamento de alguns espetáculos por causa do mau tempo.

ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP!

De acordo com a Gramadotur, houve crescimento também do alcance do evento na Internet. Um dos destaques foi o aumento na venda de ingressos para público de países, como Argentina, Paraguai e Uruguai, reforçando a possibilidade de internacionalização do evento natalino.

Movimentação econômica

TURISMO NA REGIÃO: Programação cultural e descontos em hotéis e parques temáticos prometem fomentar o verão na Serra gaúcha

Com uma economia baseada na atividade turística, já que 86% do PIB do município vem do turismo, o setor comemorou o resultado da temporada. Segundo o presidente do Sindtur, Cláudio Souza, a volta do espetáculo O Grande Desfile de Natal à área central da cidade foi decisiva.

“Conseguimos um movimento significativo, que não nos surpreendeu, pois sabemos da nossa força. O Natal Luz estava com uma decoração belíssima e com os espetáculos muito bem apresentados, o que promoveu um senso de comunidade, acolhimento e envolvimento dos gramadenses encantando nossos visitantes”, frisa.

CULTURA E ARTE: Gramado in Concert apresenta programação gratuita com apresentações de grupos e orquestras nacionais e internacionais

Considerada uma das principais atrações de Gramado, o segmento da gastronomia também comemorou os resultados. “O aumento no fluxo de turistas e a diversificação das atrações garantiram a movimentação, beneficiando os estabelecimentos. O Natal Luz é um evento importante para fortalecer a gastronomia, atraindo mais visitantes e proporcionando uma experiência completa para quem passa pela cidade”, analisa o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região das Hortênsias (Abrasel-Hortênsias), Marcelo Wazlawick.

Além da movimentação turística, o evento também reuniu números expressivos em outras áreas. Foram 58 edições dos dois grandes shows (Nativitaten e O Grande Desfile de Natal), 80 apresentações gratuitas na Vila de Natal e outras 98 na Rua Coberta. Mais de 2,2 mil profissionais de diferentes áreas trabalharam no evento, gerando 1,2 mil vagas de trabalho.

TURISMO: Moradores de todo o RS têm 50% de desconto em parque com plataforma de vidro em Canela

O secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci, afirma que a edição superou as expectativas. “Seja do ponto de vista da qualidade dos espetáculos apresentados, da decoração das ruas, a volta do desfile para o Centro, que era uma dúvida de como seria, e foi excelente. E naturalmente, de público, porque marcou uma retomada do turismo na cidade, de maneira mais integral, uma vez que o Natal Luz começou logo depois que o aeroporto em Porto Alegre reabriu. Tenho certeza que a edição de 40 anos vai ser ainda mais bonita, mais intensa e vai impactar ainda mais gente”, avalia. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.