DENGUE: Vigilância em Saúde aplica inseticida contra o Aedes aegypti no bairro Cohab Duque

A Vigilância em Saúde de São Leopoldo realizou nesta sexta-feira (24), a aplicação de inseticida contra o mosquito Aedes aegypti no bairro de Cohab Duque. Num primeiro momento, agentes de combate a endemias (ACEs) percorrem as ruas orientando pedestres e moradores sobre o trabalho e pedindo que recolham os animais de estimação por causa do barulho da máquina. Os proprietários podem permitir a aplicação dentro de seus pátios.

Vigilância em Saúde aplica inseticida contra o Aedes Aegypti (mosquito transmissor da dengue) no bairro Cohab Duque



Vigilância em Saúde aplica inseticida contra o Aedes Aegypti (mosquito transmissor da dengue) no bairro Cohab Duque

Foto: Romeu Finato/Divulgação/Prefeitura de São Leopoldo

Embora haja uma redução drástica no número de casos em relação ao ano passado, que contou com 13.638 casos confirmados, o município ainda lidera a lista de cidades com maiores números de casos. São Leopoldo, que tem 26 casos confirmados até agora, perde para Porto Alegre, que tem 7. 

As ações de orientação e aplicação de inseticida são feitas no entorno de residências com casos suspeitos ou confirmados de dengue. A prática é chamada de Pesquisa Vetorial Especial (PVE), indicada pelo Ministério da Saúde como ação de bloqueio. “A prefeitura segue fazendo sua parte, contando sempre com a colaboração dos moradores. O tempo quente, com alternância de chuvas, é propício para a propagação do Aedes, por isso a importância do cuidado constante”, ressaltou o secretário da Saúde Martin Kalkmann.

MANTENHA-SE INFORMADO PELA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

Além disso, a Prefeitura realiza visitas periódicas em pontos estratégicos como borracharias, ferros-velhos, floriculturas e cemitérios a procura de focos. A Secretaria da Saúde reforça a importância dos moradores do município continuarem com os cuidados, evitando assim o risco do surgimento de possíveis criadouros para o mosquito.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.