Restrição em atendimentos das Unidades Básicas de Saúde é cancelada em São Leopoldo

A restrição nos atendimentos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), prevista para começar no domingo (26), foi cancelada em São Leopoldo. A decisão foi comunicada pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) na tarde desta sexta-feira (24) e se baseia na quitação dos salários referentes ao mês de dezembro.

O Centro do Idoso está entre as unidades que teria os atendimentos impactados pela medida



O Centro do Idoso está entre as unidades que teria os atendimentos impactados pela medida

Foto: Amanda Krohn/Especial

As unidades em que ocorreria a restrição, caso esta se concretizasse, são: Centro do Idoso, Feitoria, Madezatti e Scharlau. 

O Instituto Ideas (contratado pela prefeitura para gerir as UBSs) e a empresa Saudex (responsável pela contratação dos profissionais), afirmam ter realizado o pagamento nesta quinta-feira (23). O prazo, que encerraria neste sábado (25), havia sido definido na Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que ocorreu no dia 21.

UPA Scharlau ainda pode ter restrições

Conforme o Simers, o pagamento aos médicos da Unidade de Pronto Atendimento (Scharlau) ainda não foi realizado. Caso a quitação não ocorra até o dia 30, a restrição ainda pode ser realizada a partir do dia 1º de fevereiro, de acordo com o que foi estipulado na AGE.

MANTENHA-SE INFORMADO PELA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

Procurado, o Ideas respondeu, mediante assessoria de imprensa, que “o objetivo é fazaer a quitação até o dia 30, tudo dentro dos prazos estipulados”. No caso da Saudex, o representante administrativo Lucas Fraga afirma que a empresa pagará até o final do mês. “Já informamos aos médicos que o pagamento entra até o dia 31, ainda deste mês, referente aos serviços prestados em dezembro”, garante.

Entenda o caso

Na sexta-feira (17), o Simers anunciou que haveria restrição nos atendimentos das quatro UBSs e da UPA Scharlau a partir da terça-feira (21). A medida se devia ao não pagamento de parte dos salários de novembro e dezembro dos médicos que trabalham nas unidades.

Como a quitação de novembro foi realizada na segunda-feira (20), o protesto foi adiado para este domingo (26), no caso das UBSs. No caso da UPA Scharlau, o prazo foi maior, sendo até o dia 30 de janeiro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.