Apertem os cintos: veja o ranking das rotas aéreas com mais turbulência

Com o aumento no número de casos de turbulência em aviões devido às mudanças climáticas, o site Turbli divulgou o ranking das rotas aéreas com mais turbulência em 2024.

Geralmente, a turbulência ocorre em regiões montanhosas, ou por fatores climáticos, como tempestades e correntes de jato, principalmente em maiores altitudes. Por isso, o ranking mostra que as principais rotas áreas com mais turbulência ficam em regiões elevadas, como nos Andes, por exemplo. Aliás, a Cordilheira dos Andes contribui para seis rotas áreas ocuparem o Top 10 de mais turbulência.

O restante fica com rotas que passam pelo Himalaia, como o quinto lugar, que vai da capital do Nepal, Catmandu, até Lhasa, no Tibet. Além disso, os criadores do ranking obtiveram dados da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) e do Escritório de Meteorologia do Reino Unido.

Após analisar mais de 10 mil rotas áreas conectando os 550 maiores aeroportos do mundo, o site criou o ranking de turbulências.

A rota entre Mendoza, na Argentina, e Santiago, no Chile, que percorre a região montanhosa de Mendoza e atravessa a Cordilheira dos Andes, foi a campeã. Aliás, a viagem tem apenas 196 quilômetros.

Confira o ranking das 10 rotas aéreas com mais turbulência:

  1. Mendoza (MDZ) – Santiago (SCL)
  2. Cordoba (COR) – Santiago (SCL)
  3. Mendoza (MDZ) – Salta (SLA)
  4. Mendoza (MDZ) – San Carlos de Bariloche (BRC)
  5. Kathmandu (KTM) – Lhasa (LXA)
  6. Chengdu (CTU) – Lhasa (LXA)
  7. Santa Cruz (VVI) – Santiago (SCL)
  8. Kathmandu (KTM) – Paro (PBH)
  9. Chengdu (CTU) – Xining (XNN)
  10. San Carlos de Bariloche (BRC) – Santiago (SCL)

Todas as rotas da América do Sul (ao todo seis) são voos domésticos na Argentina — ou da Argentina para Santiago. A única exceção é o sétimo lugar, de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, até Santiago.

The post Apertem os cintos: veja o ranking das rotas aéreas com mais turbulência appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.